23 e 24 de setembro de 2011

Jazz Sinfônica + Hamilton de Holanda [ESGOTADO]

JAZZ + HAMILTON DE HOLANDA

Esse Concerto traz os compositores Leonard Bernstein, Lea Freire e John McLaughlin, com regência do Mto. Gil Jardim e a presença do bandolinista Hamilton de Holanda.

O Mto. João Maurício Galindo convidou Gil Jardim para dirigir a Orquestra Jazz Sinfônica nesse programa, quebrando um hiato de 15 anos.  Exatamente isso. A última vez que Gil Jardim esteve com a Orquestra foi nos concertos com o cantor Milton Nascimento, realizados em 1995 e 1996.

As Danças Sinfônicas de West Side Story tem um significado muito especial nesse programa, pois foi a primeira obra dirigida por Gil Jardim com a Orquestra Jazz Sinfônica.

Essas Danças fazem parte do famoso musical americano West Side Story, escrito por Arthur Laurents, com música criada por Leonard Bernstein, letras de Stephen Sondheim e coreografias de Jerome Robbins. A trama do espetáculo é inspirada na história de Romeo e Julieta, de W. Shakespeare, e acontece em Nova Iorque por volta de 1950. Explora a rivalidade entre duas gangues de adolescentes: os Jets (americanos) e os Sharks (portoriquenhos).  A intolerância é o assunto central da história.

Lea Freire tem sido reconhecida por realizar o quê de melhor a música instrumental brasileiras pode produzir. Pianista, flautista e compositora, tem construído uma trajetória marcada por importantes parcerias, desde Guilherme Vergueiro, nos anos 80, aos nossos dias, com o Quinteto Vento em Madeira, na companhia dos músicos Teco Cardoso, Tiago Gosta, Fernando Demarco e Edu Ribeiro. Seu CD Cartas Brasileiras já é referência para a Música Brasileira e teve a regência do maestro Gil Jardim.

Hamilton de Holanda tem estado em evidência desde 1995, quando foi o melhor intérprete no II Fesival de Choro do Rio de Janeiro. De lá para cá são muitos os prêmios, parcerias, viagens e CDs. Compositor habilidoso e instrumentista inigualável, no início de 2010, gravou sua Sinfonia Monumental, obra sinfônica dedicada à cidade de Brasília, por ocasião da celebração do aniversário de cinqüenta anos dessa capital. O CD teve a regência de Gil Jardim e a participação de músicos de seu Quinteto, Gabriel Grossi, Daniel Santiago, André Vasconcellos e Márcio Bahia.

O convite para a execução do Concerto The Mediterranean partiu de Gil Jardim. A Obra de McLaughlin é um desafio técnico a serviço de idéias musicais belíssimas.  A nossa grande expectativa é que a transposição do violão solo original para o bandolim seja perfeita nas mãos de Hamilton de Holanda.

 

I programa I

I – Danças Sinfônicas de West Side Story Leonard Bernstein
Orq.: Sid Ramin and Irwin Kostal
Adpt.: Gil Jardim

Prologue
Somewhere
Scherzo
Mambo
Cha-cha
Meeting Scene
Rumble
Finale

II – Vento em Madeira Lea Freire
– Brincando com Theo Lea Freire
Orquestrações: Lea Freire

III – “The Mediterranean” John McLaughlin
Concerto para Violão & Orquestra Orq.: Michael Gibbs
Adpt.Bandolin: H. de Holanda

1. Rhythmic – A little Slower and Dreamily – Rhythmic

2. Slow and Sad – Molto Cantábile – Rubato!

3. Animato – Slower and Delicately – Bright – Finale

 

  • Dia:

    23 e 24 de setembro

  • Horários:

    Sexta e sábado, às 21h

  • Duração:

    90 minutos aproximadamente

  • Ingressos:

    R$ 30 e R$ 15 (meia entrada)

  • Classificação Indicativa:

    Livre para todos os públicos

  • bilheteria

2018 Auditório Ibirapuera - Alguns direitos reservados