23 de setembro de 2016

eMPathia

eMPathia

A cantora Mafalda Minnozzi é italiana de nascimento, mas já pode ser considerada mezzo italiana, mezzo brasiliana. “Eu conheci o Brasil por meio de um convite que recebi, em 1996, para fazer um show no Rio de Janeiro [na casa Paradiso]. Foi amor à primeira vista”, conta Mafalda, que desde então estabeleceu fortes ligações e relações com o país, sendo uma das propagadoras da nova música italiana por aqui.

Para celebrar os 20 anos de carreira no Brasil, ela sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, ao lado do guitarrista e arranjador americano Paul Ricci, com o espetáculo eMPathia, que conta ainda com a participação especial de Blubell, Carlos Careqa, Dani Black, Fabiana Cozza, Mario Manga e Wilson Simoninha. “São artistas visionários, cada um em sua área, que colocam o próprio trabalho a serviço da comunidade e acrescentam muito para a cultura popular”, diz a cantora.

Na primeira parte do show, Mafalda Minnozzi interpreta canções que marcaram essas duas décadas de trajetória artística, acompanhada por Paul Ricci (guitarra) e com participação de Sidiel Vieira (contrabaixo) e Thiago “big” Rabello (bateria). Recebe ainda Blubell, Careqa, Fabiana, Manga e Simoninha para duetos inéditos. Depois, ela e Paul seguem sozinhos para mostrar as composições que fazem parte do projeto musical eMPathia Jazz Duo. Na ocasião Dani Black divide os vocais com a cantora em uma das canções desse recente trabalho da dupla.

O projeto eMPathia Jazz Duo surgiu em 2015 e já conta com dois álbuns [eMPathia Jazz Duo (2015) e Inside (2016)], sendo o último lançado apenas no exterior. “Após 18 anos trabalhando juntos e outros tantos de amizade, Paul e eu quisemos nos dar um presente: o duo de voz e guitarra”, fala Mafalda Minnozzi. Misturando as linguagens do suingue, do jazz, do soul e da bossa nova, o repertório traz releituras para clássicos da música popular italiana e internacional, que ganham novos arranjos.

Paul Ricci explica ainda que a escolha das músicas que compõem os dois discos foi feita por ambos de modo particular. “Acho que essa seleção revela um pouco das nossas personalidades”, comenta o guitarrista. “Para Mafalda, mesmo que a canção tenha uma bela melodia, a letra é fundamental; é preciso haver identificação. A ideia não era apenas reproduzir as músicas do modo como são conhecidas, mas fazer experimentos, trazer um novo olhar. Elas se revelaram um ótimo material.”

Na definição de Mafalda Minnozzi, o espetáculo eMPathia “é um banho de sentimentos”, com canções que agregam e emocionam, repletas de amor e de verdade. “Veio da vontade de fazer algo para ‘alimentar’, para ‘nutrir’ as pessoas. Porque a música nutre a nossa alma, o nosso espírito, tem força, é impactante e, além disso, alcança pontos aonde ninguém consegue chegar.”

 

Compre aqui o seu ingresso.

  • Dia:

    sexta 23 de setembro de 2016

  • Horários:

    às 21h

  • Duração:

    90 minutos (aproximadamente)

  • Ingressos:

    R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

  • Classificação Indicativa:

    livre para todos os públicos

  • bilheteria

2016 Auditório Ibirapuera - Alguns direitos reservados