As Bahias E A Cozinha Mineira

Qual a diferença entre pedra mineira e pedra São Tomé?

Enquanto a pedra São Tomé é dura e resistente, sendo antiderrapante e antitérmica, a “pedra mineira” é de baixa dureza e esfarela fácil. É por isso que a pedra mineira é chamada por alguns de “pedra wafer”: é uma pedra que desmancha fácil quando lavada com alta pressão ou com o próprio atrito.

... Ler mais

Quais foram os principais motivos da Conjuração Mineira?

Qual foi a causa da Inconfidência Mineira? O motivo principal que resultou na Inconfidência Mineira foi a insatisfação da elite econômica de Minas Gerais com os impostos cobrados pela Coroa portuguesa. A conspiração começou na década de 1780, mas os historiadores não sabem o ano específico em que foi iniciada.

... Ler mais

Por que o movimento da Conjuração Mineira fracassou?

A Conjuração ou Inconfidência Mineira foi um movimento ocorrido em 1788. Seu objetivo era a emancipação política da capitania de Minas Gerais. Seus participantes desejavam romper os laços com Portugal e instalar uma república. No entanto, o movimento falhou porque foi delatado por um de seus participantes.

... Ler mais

Quem influenciou a Conjuração Mineira?

A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

... Ler mais

Quem foi o presidente do Brasil entre 1955 a 1960?

GCTE, também conhecido pelas suas iniciais JK (Diamantina, 12 de setembro de 1902 – Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico, oficial da Polícia Militar mineira e político brasileiro, foi o 21º Presidente do Brasil entre 1956 e 1961.

... Ler mais

Qual foi a nota mais alta do Enem?

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

... Ler mais

Qual é a cidade da moda no Brasil?

A capital mineira é ainda referência nacional na produção de moda, principalmente em roupas de festa que, em algumas regiões, se destacam nesse importante setor econômico. Além de centros comerciais e lojas em bairros nobres, como Lourdes e Savassi.

... Ler mais

Por que o dia 21 de abril se tornou um marco de memória?

Dia 21 de abril é feriado no Brasil, porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos líderes da Inconfidência Mineira.

... Ler mais

Onde Luan Santana conheceu a nova namorada?

Luan Santana revela que conheceu sua nova namorada, a estudante de Moda Izabela Cunha, pela rede social. O encanto, segundo ele, foi imediato ao se deparar com uma foto da mineira de 25 anos na internet. Depois de algum tempo trocando mensagens, veio o primeiro encontro.

... Ler mais

Qual dos autores do Arcadismo foi o criador da Bandeira da Inconfidência Mineira?

Alvarenga Peixoto (1744-1792) foi um poeta do Brasil Colônia. Foi jurista e ouvidor. Fez parte dos poetas que viveram em Minas Gerais e se destacaram pelo estilo poético denominado Arcadismo.

... Ler mais

Qual é a cidade mais segura de Minas Gerais?

Em um ranking divulgado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Resende Costa foi considerada a cidade mineira com o menor índice de Crimes Violentos (ICV), ou seja, uma das cidades mais tranquilas de todo o estado.

... Ler mais

Quem é a maior youtuber feminina do Brasil 2022?

Camila Loures

Considerada a maior youtuber feminina do Brasil (e eleita a melhor da América Latina), Camila Loures tem uma legião de fãs que a acompanha na internet. O grande volume de admiradores é proporcional, aliás, aos ganhos que a mineira de 27 anos tem.

... Ler mais

Quais são as pragas do limão?

As principais pragas do limoeiro

  • Ácaros.
  • Cochonilha (lapa)
  • Lagarta mineira.
... Ler mais

Onde mora o Liminha do Silvio Santos?

Belo Horizonte

Paulistano da Vila Matilde, há um ano Liminha mora em Belo Horizonte com a mulher, a dentista mineira Fernanda Fiúza, de 39, e o filho Gabriel, de 14. “Adoro Minas Gerais. Os mineiros têm um carinho muito grande por mim.

... Ler mais

Qual a diferença da tapioca e do polvilho?

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem, já no doce ele apenas seca. Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira.

... Ler mais

Quem delatou os inconfidentes mineiros?

Joaquim Silvério dos Reis

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

... Ler mais

Qual foi o estopim da Conjuração Mineira?

O estopim do movimento foi a chegada do novo governador da capitania das Minas Gerais, o Visconde de Barbacena, em julho de 1788, com instruções detalhadas da metrópole para implementar uma ampla e profunda reforma em todo o sistema tributário.

... Ler mais

Qual foi o saldo final da Conjuração Mineira?

As condenações foram as mais diversas e incluíram penas como degredo (expulsão para a África), prisão perpétua, condenação à forca etc. Vários dos envolvidos foram condenados por morte na forca, mas d. Maria, rainha de Portugal, perdoou todos os condenados, menos um: Tiradentes.

... Ler mais

Qual era o mascote do Flamengo antes de ser urubu?

O mascote Galo, do Atlético-MG, é ainda mais antigo que o Urubu, do Flamengo. Na década de 1930, torcedores da equipe começaram mineira adotaram o animal como mascote por conta de um galo, preto e branco, que era imbatível em rinhas, em Belo Horizonte. Mas o mascote se tornou oficial apenas em 1945.

... Ler mais

O que é verniz incolor?

Verniz Acrílico Incolor, deve ser utilizado para dar maior proteção e melhor acabamento às paredes externas e internas de concreto, pedra mineira, ardósia e tijolo à vista. Possui resistência à alcalinidade, à ação da maresia e também ao sol e à chuva.

... Ler mais