Como funciona a escola do Ibirapuera?

Perguntado por: . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

No parque há diversos atrativos para o público desde passeios culturais e educativos como caminhadas monitoradas, atividades de observação de pássaros, possuindo esculturas, museus e monumentos históricos além dos jardins e paisagens repletas de flores e árvores.

A Escola do Auditório oferece curso livre de música brasileira, com duração de cinco anos, a até 170 estudantes (a partir de 12 anos de idade) da rede pública de ensino que residam no município de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma sólida formação na área da música popular, unindo teoria e prática. Os ingressantes recebem uma bolsa-auxílio.

Os estudantes aprendem a tocar um instrumento, desenvolvem a percepção musical e conhecem a história da música brasileira, seus estilos, instrumentos e personagens. Dando coesão e direcionamento ao ensino, o repertório é focado em autores brasileiros, tanto nas aulas quanto nas apresentações realizadas pelos diversos grupos da Escola – como a Orquestra Furiosa do Auditório (Furiosa), a Orquestra Brasileira do Auditório (OBA), o Coro da Escola do Auditório e a Obinha.

As disciplinas ministradas no curso livre de música brasileira se dividem em dois grupos: aulas teóricas – nas quais os alunos aprendem e desenvolvem a leitura de partituras, harmonia e habilidades de percepção rítmica e melódica, além de conhecer os diversos ritmos brasileiros, passando por suas histórias e seus personagens – e aulas de prática de conjunto, instrumento e orquestra.

A informação acima pode estar desatualizada. Para mais informações acesse os canais oficiais do Auditório Ibirapuera clicando aqui.

  • Parque Ibirapuera.
  • Lago no Ibrirapuera.
  • Parque Ibirapuera.
  • Museu de Arte Moderna.
  • Exposição do Museu Afro Brasil.
  • Exposição no Museu de Arte Contemporânea.
  • Vista do terraço do Museu de Arte Contemporânea.
  • Parque Ibirapuera.

Parque Ibirapuera Conservação ou PIC é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que transforma lugares —e pessoas— através de atividades de sensibilização, conservação e melhorias no Ibirapuera e outras áreas verdes urbanas.

Os parques constituem unidades de conservação, terrestres e/ou aquáticas, normalmente extensas, destinadas à proteção de áreas representativas de ecossistemas, podendo também ser áreas dotadas de atributos naturais ou paisagísticos notáveis, sítios geológicos de grande interesse científico, educacional, recreativo ou ...

Um parque (do francês parc) é um espaço comumente chamado de "área verde", geralmente livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio ambiente natural.

O nome Ibirapuera vem do tupi-guarani Ypy-ra-ouêra, que significa pau podre, por ser a região um brejo. Na época da colonização, era uma aldeia indígena, que depois deu lugar a chácaras e pastagens, usadas pelas boiadas que se dirigiam ao Matadouro Municipal, no bairro de Vila Mariana.

É comprovado que estar em meio à natureza diminui o estresse e melhora a qualidade de vida", diz. Os parques garantem o equilíbrio climático e uma boa qualidade do ar. Além dos parques em si, a presença de árvores nas ruas e avenidas também impacta positivamente na vida das cidades.

O Parque Ibirapuera abriga 5 museus, mas há muita arte no jardim e pelos cantos do parque.

Um parque de diversões é um estabelecimento permanente onde estão montados diversos percursos e atrações (como carrosséis, rodas-gigantes, montanhas-russas, espetáculos, etc.), destinados a entreter pessoas de todas as idades. Estes parques são ainda equipados com restaurantes e lojas de recordações.

Parque do Ibirapuera
É uma área de 5.000m2 onde tem vários brinquedos e atrações como Trampolim Park, infláveis temáticos entre eles Dino Park, The Big Shark, Tobogã Castelo Medieval, Carruagem, Hiper Tobogã, Multiplay Safari e Giro Radical.

O que fazer no Parque Ibirapuera à noite? O maior atrativo é o espetáculo de luzes da Fonte do Ibirapuera, aos sábados e domingos, de 20h30 às 21h e das 21h às 21h30, com entrada franca.

Os Parques Nacionais, conforme o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental ...

Quando as crianças brincam elas desenvolvem a interação, o uso da linguagem, aspectos motores e cognitivos. Constroem relações sociais de forma lúdica e ampliam seu conhecimento de mundo, além de poderem também desenvolver outras capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação.

Parque do Carmo: é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo. Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, sendo o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.