O

O que dá prazer ao cérebro?

As zonas do cérebro então identificadas como centros de recompensa foram o sistema límbico e o núcleo accumbens, cujos neurônios têm numerosos receptores para o neurotransmissor dopamina, a "molécula do prazer". O sentimento de prazer é uma das principais forças que nos faz agir.

... Ler mais

Onde fica o desejo?

Duas áreas específicas são responsáveis pelo amor e pelo desejo (ou sexualidade): a insula e o striatum (ou estriado). As duas partes estão localizadas uma perto da outra. A insula é uma porção do córtex entre o lobo temporal e o lobo frontal, enquanto o striatum encontra-se lateralmente ao tálamo.

... Ler mais

Quais os 3 tipos de traumas?

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

... Ler mais

Qual Exame detecta lesão cerebral?

O encefalograma é um exame indolor e não invasivo. Seu objetivo é detectar e gravar alterações elétricas cerebrais. Por exemplo: assimetrias entre os hemisférios cerebrais esquerdo e direito, atividade lenta e ondas com padrões anormais.

... Ler mais

Qual exame detecta traumatismo craniano?

A avaliação por imagem do traumatismo crânio-encefálico (TCE), no atendimento emergencial, até o presente, deve ser realizada preferencialmente pela tomografia computadorizada (TC). A TC além de diagnosticar fraturas ósseas, também pode avaliar lesões parenquimatosas e hemorragias ou coleções extra-axiais.

... Ler mais

O que é bom para oxigenar o cérebro?

Além da prática de respiração, os exercícios físicos aeróbicos também auxiliam a oxigenar o cérebro por aumentarem o batimento cardíaco. Esses exercícios aeróbicos são os que utilizam uma grande quantidade muscular em um ritmo constante, tais como caminhar, correr, pedalar e nadar.

... Ler mais

Como melhorar a circulação do sangue no cérebro?

Faça caminhadas aceleradas por 30 a 50 minutos, entre três e quatro vezes por semana. O estudo concluiu uma melhora de 15% na circulação do sangue para o cérebro. Muitas outras pesquisas indicam que existe uma conexão entre a saúde cerebral e a prática de exercícios.

... Ler mais

Como é a dor de cabeça de um tumor cerebral?

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

... Ler mais

Como testar se um paciente tem uma lesão cerebelar?

O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

... Ler mais

Qual a diferença entre cair e levar um tombo?

Cair é quando estamos em movimento em qualquer velocidade, e tombar é quando estamos parados e a motocicleta vai ao chão. E creiam, é muito comum acontecer os tombos, em especial com as motos de grande peso, ou quando o motociclista tem as pernas muito curtas, levando em conta a altura da moto que o mesmo utiliza.

... Ler mais

O que pode acontecer após uma queda?

Após sofrer uma queda que provoque dor em uma região e dificuldade de movimentação, é essencial entrar em contato com uma equipe médica imediatamente. Isso porque, como dito anteriormente, o quadro pode resultar em luxações, entorses ou até em fraturas ósseas.

... Ler mais

O que tomar depois de uma queda?

Porém, os primeiros socorros após uma caída leve com menos de dois metros incluem:

  1. Lave a região afetada com água e sabão ou soro fisiológico.
  2. 2 . Aplique uma solução antisséptica, caso exista uma ferida aberta.
  3. 3 . Cubra o local com um curativo limpo ou esterilizado.
... Ler mais

Qual é a complicação mais frequente da queda?

As complicações mais graves são fraturas ou traumatismo craniano, além da possibilidade de desenvolver o medo de cair novamente.

... Ler mais

Qual a diferença entre contusão e concussão cerebral?

Diferente da contusão, as concussões causam uma disfunção cerebral temporária, sem apresentar fratura do crânio ou feridas na cabeça. Elas podem ocorrer mesmo após um traumatismo crânio-encefálico menor, dependendo da intensidade com que o cérebro foi mobilizado no interior da caixa craniana.

... Ler mais

Qual a chance de cura de um tumor no cérebro?

Dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura sim. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) existe a estimativa de que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022.

... Ler mais

Qual o tumor cerebral mais perigoso?

Tumores nessas células são chamados de Glioblastoma, sendo o tipo mais comum de tumor cerebral, principalmente entre adultos de 50 a 70 anos. O Glioblastoma é um tipo de tumor maligno, extremamente perigoso, que apresenta crescimento rápido e alta letalidade.

... Ler mais

Como é o pós operatorio da cirurgia de aneurisma cerebral?

Medicação para dor será administrada conforme necessário. Após 24h a 48 horas, os pacientes são transferidos para o quarto. O monitoramento continuará à medida que você aumentar seu nível de atividade. Em alguns dias, você será liberado do hospital e receberá instruções de alta.

... Ler mais

Qual a diferença entre aneurisma e derrame cerebral?

Ou seja, um AVC ocorre quando há um vaso sanguíneo rompido no cérebro ou o suprimento de sangue ao cérebro foi bloqueado. Já o aneurisma é o resultado de uma parede arterial enfraquecida. Os aneurismas causam protuberâncias em seu corpo, que também podem se romper e, subsequentemente, sangrar.

... Ler mais

Tem como aneurisma sumir?

Sem irrigação o aneurisma murcha e desaparece, no caso de ter rompido ele cicatriza e desaparece.

... Ler mais

Quem tem aneurisma cerebral pode tomar dipirona?

Além disso, podem ainda ser prescritos remédios para aliviar alguns dos sintomas, como Paracetamol, Dipirona, Ibuprofeno, para diminuir a dor de cabeça ou Levetiracetam, para controlar o surgimento de convulsões, por exemplo.

... Ler mais