Quanto E

Qual o valor do antirretroviral?

O novo medicamento utilizado para terapia de resgate, Enfuvirtida ou T-20, custa no Brasil US$ 17.000 por paciente por ano. O Tenofovir, por exemplo, que entrou como segunda opção para o tratamento de primeira linha em pacientes com intolerância à Zidovudina, vem sendo utilizado por aproximadamente 19 mil pacientes.

... Ler mais

Quantas prorrogações posso fazer para receber o auxílio-doença?

Agora, quem aguarda uma nova perícia médica por mais de 30 dias pode ter o benefício prorrogado automaticamente, sem precisar agendar previamente. Essa facilidade pode ser utilizada até duas vezes seguidas. Depois disso, o segurado precisará agendar uma nova perícia médica para renovar o benefício.

... Ler mais

Quando o perito do INSS sugere aposentadoria por invalidez?

Para conseguir a Aposentadoria por Invalidez, você precisa: Ter uma carência mínima de 12 meses. Estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacita você, no período de graça ou recebendo benefício previdenciário (exceto Auxílio-Acidente). Estar incapaz de forma total e permanente para o trabalho.

... Ler mais

Qual a desvantagem de aposentadoria por invalidez?

Uma das desvantagens da aposentadoria por invalidez é a restrição na continuação da atividade laboral. Quando um segurado é considerado permanentemente incapaz para o trabalho, ele geralmente é afastado de suas funções profissionais e não pode mais exercer suas atividades remuneradas.

... Ler mais

Quantas parcelas são o auxílio-doença?

A mais comum é a de 12 meses (ou de 12 pagamentos). Ou seja, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 12 contribuições para INSS para ter direito ao auxílio-doença.

... Ler mais

O que é auxílio-doença permanente?

O que é? Serviço para pedir benefício para a pessoa que comprove, por meio de perícia médica, estar incapaz para o trabalho ou atividade habitual de forma permanente. Importante! Durante a perícia médica será avaliado o benefício devido, temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez).

... Ler mais

O que significa uma perícia concluída?

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

... Ler mais

Qual é o valor mínimo do auxílio-doença?

O valor da RMI não pode ser inferior a 1 salário mínimo (R$ 1.320,00 em 2023), e nem superior à média dos seus últimos 12 salários de contribuição. Vou analisar dois exemplos para deixar bem claro como funciona o cálculo do auxílio-doença. Preste atenção nos casos do Enzo e da Valentina.

... Ler mais

Pode tomar PrEP sempre?

Tem que tomar para sempre? Não. Há vários motivos para parar de tomar a PrEP. O principal é se o risco de se infectar pelo HIV diminuir por causa das mudanças que ocorrem em sua vida e você achar que não tem mais sentido tomar PrEP, como mudanças na vida sexual ou no status de relacionamento.

... Ler mais

Para quem é indicado o PrEP?

A PrEP sob demanda é indicada para pessoas que tenham habitualmente relação sexual com frequência menor do que duas vezes por semana E que consigam planejar quando a relação sexual irá ocorrer. Além disso, as evidências científicas garantem a segurança e eficácia da PrEP sob demanda somente para algumas populações.

... Ler mais

Quanto tempo o PrEP faz efeito?

Em quanto tempo a PrEP começa a fazer efeito? Após usar o medicamento 7 dias para relação anal e 20 dias de uso para relação vaginal.

... Ler mais

Quanto tempo leva para aumentar o cd4?

Este tempo costuma variar de 12 a 24 semanas.

... Ler mais

Quanto tempo para tomar o coquetel?

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. O início desse tratamento deve ser iniciado, preferencialmente, nas primeiras duas horas após a exposição de risco e no máximo 72 horas. O que é avaliação de risco?

... Ler mais

Quem tomar Anti-retroviral pode beber?

Posso consumir bebida alcoólica junto com os medicamentos? O consumo deve ser moderado ou evitado. Embora o álcool não “corte o efeito dos medicamentos” como alguns pensam, pode agredir o fígado e aumentar os efeitos colaterais de alguns anti-retrovirais.

... Ler mais

Quanto tempo para tomar retroviral?

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco.

... Ler mais

Quem toma coquetel na veia pode beber cerveja?

A interação medicamentosa que ocorre com o álcool pode causar diminuição ou potencialização do efeito de um medicamento. É recomendado nunca se fazer esse tipo de combinação, pois há vários riscos envolvidos ao misturar medicamentos e álcool.

... Ler mais

Quanto tempo demora para coquetel começar a fazer efeito?

Pode ser tão rápido quanto 01 (um) ano ou até mesmo demorar mais de 10 (dez) anos para ocorrer. Vale lembrar que a pessoa pode já estar na fase AIDS e não apresentar nenhum sintoma da doença. Ela também pode não apresentar nenhum sintoma e já estar na fase AIDS.

... Ler mais

O que acontece se não tomar o coquetel?

Se o tratamento for recomendado pelo meu médico e eu não começá-lo, o que pode acontecer? O HIV (vírus da aids) se multiplica no organismo e enfraquece a sua imunidade (que é a defesa do seu corpo). Dessa forma, você fica mais frágil para desenvolver doenças oportunistas, que podem se tornar mais graves.

... Ler mais

Quais são os efeitos colaterais do coquetel?

Em razão da variedade de remédios, é comum o surgimento de efeitos colaterais, destacando-se diarreia, vômito, manchas pelo corpo, insônia e agitação. Além disso, o uso constante pode provocar problemas mais graves, acometendo os rins, fígado, ossos, e estômago, por exemplo.

... Ler mais

Quais os alimentos que aumentam o CD4?

Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta são: frutas cítricas, vegetais folhosos verde-escuros, castanhas e nozes, leguminosas, peixes e carnes magras. Praticar atividade física regularmente, pois ela pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida.

... Ler mais