Quanto E

Porque por remédio embaixo da língua?

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

... Ler mais

Quais são as 3 fases de ação do fármaco?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

... Ler mais

O que é via mucosa?

É a administração de medicamentos na mucosa oral, sob a língua. Essa via possibilita um efeito sistêmico rápido, pois além das substâncias ativas serem absorvidas diretamente para a circulação sanguínea, não são metabolizadas pelo fígado.

... Ler mais

O que é uma via cutânea?

Essa é uma das vias de administração de medicamentos que visa causar efeitos locais, ou seja, diretamente na pele afetada.

... Ler mais

Porque a via sublingual é mais rápido?

As mucosas situadas na região sublingual são altamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pelo qual sua absorção é altamente eficaz. Em comparação com a via oral, sua absorção se dá de uma forma muito mais rápida, devido ao contato quase direto com os capilares sanguíneos situados nessa região.

... Ler mais

Para que serve a via sublingual?

Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.

... Ler mais

Qual o volume máximo da via subcutânea?

O volume máximo a ser administrado por esta via é 1,5 mL e não deve ser aspirado, a não ser no caso específico de aplicação da vacina subcutânea na região dorso glútea. São exemplos de vacinas administradas por essa via: vacina sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela (atenuada)(1-3).

... Ler mais

Qual a diferença entre IM e EV?

A administração por injeção (administração parenteral) inclui as seguintes vias: Subcutânea (sob a pele) Intramuscular (no músculo) Intravenosa (na veia)

... Ler mais

Quais são os locais indicados para uma punção venosa?

Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.

... Ler mais

Qual é a via tópica?

É a administração de medicamentos localmente, mais frequentemente na pele íntegra. A medicação é absorvida através da camada epidérmica para a derme.

... Ler mais

O que é uma via parenteral?

O que é via parenteral? Via parenteral é a via de administração de medicamentos através de injeção. Esse é um dos principais formatos para medicar pacientes, oposto à via enteral.

... Ler mais

Qual é a via auricular?

Via auricular é uma via de administração caracterizada pela aplicação dentro do ouvido, na região condutiva.

... Ler mais

Qual a via de administração mais lenta?

A absorção é mais lenta, pois a droga é depositada no tecido subcutâneo que é menos vascularizado, mas ricamente suprido por nervos (por isso, as drogas irritantes não podem ser administradas por essa via).

... Ler mais

Quais vias de administração não passam pela absorção?

Na via subcutânea, os medicamentos são administrados debaixo da pele, no tecido subcutâneo. Nessa via, a absorção é lenta.

... Ler mais

Qual agulha usar no deltóide?

Uma agulha de 5/8" pode ser usada para injeção intramuscular no músculo deltoide somente se não houver tecido subcutâneo suficiente e a injeção for feita em um ângulo de 90°.

... Ler mais

Como administrar dipirona na veia?

A injeção intravenosa deve ser administrada muito lentamente (sem exceder 1 mL/minuto) para assegurar que a injeção possa ser interrompida ao primeiro sinal de reação anafilática /anafilactoide (vide “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”) e para minimizar os riscos de reações hipotensivas isoladas.

... Ler mais

Qual é a vantagem da via endovenosa?

A via intravenosa é a melhor maneira de disponibilizar uma dose precisa por todo o corpo de forma rápida e bem controlada. Ela também é utilizada na administração de soluções irritantes, que causariam dor ou danificariam os tecidos se fossem administradas por injeção subcutânea ou intramuscular.

... Ler mais

Qual a diferença entre o Scalp e Jelco?

O Jelco é um cateter intravenoso, utilizado para realização de punções venosas periféricas. Diferentemente do Scalp, é indicado para casos com maior tempo de permanência, o que permite também a infusão de grandes volumes de forma rápida.

... Ler mais

Qual agulha se usa para endovenosa?

A administração de medicamentos endovenosa se dá através de um acesso venoso na corrente sanguínea, isso facilita a absorção do medicamento pelo paciente causando um efeito imediato. De uma maneira geral, utilizam-se agulhas do tamanho 25x e 6/7 de calibre, com bisel longo, para facilitar a abordagem.

... Ler mais

Como saber o calibre da agulha?

A primeira identifica o calibre da agulha e a segunda, o comprimento da agulha. Assim, se você encontrar uma agulha que diz, por exemplo, 3 ml – 0,70 x 30 mm, significa que ela tem um calibre de 0,70 e mede 30 milímetros.

... Ler mais