Resistores: veja os tipos e suas associações!
- Resistores em paralelo.
- Resistores em série.
- Associação de resistores mista.
Qual a programação do Auditório Ibirapuera? O que fazer no Auditório Ibirapuera? Qual a origem do Auditório Ibirapuera? Como funciona a escola do Ibirapuera? Quem foi Oscar Niemeyer?
Resistores: veja os tipos e suas associações!
O coulomb é a unidade do SI para carga. O dimensão de um coulomb é derivada do ampere. Um coulomb é definido como a quantidade de carga fluindo quando a corrente é de 1 ampere.
... Ler maisK = Constante eletrostática no vácuo (k = 9,0 x 109 N.m – 2 C – 2); Q = Carga elétrica (C); d = Distância entre a carga elétrica e um ponto qualquer (m).
... Ler maisA explicação técnica diz que um Volt (representado sempre pelo símbolo “V”) é equivalente ao potencial de transmissão de energia (medido em Joules) dividido pela carga elétrica (medida em Coulombs) entre dois pontos distintos.
... Ler maisNa fórmula: F: força (em Newtons - N). k: constante eletrostática (em N.m2/C2). q: carga elétrica (em Coulombs - C).
... Ler maisAs grandezas físicas, com suas unidades do sistema internacional e suas respectivas abreviações são: tempo (segundo, s); massa (quilograma, kg); comprimento (metro, m); temperatura (kelvin, K); quantidade de substância (mol); corrente elétrica (ampere, A), intensidade luminosa (candela, cd).
... Ler maisA seguir, temos as principais fórmulas da eletrostática:
A velocidade é uma grandeza física, de símbolo v, definida como o quociente entre o deslocamento escalar de um corpo ( D x) e o intervalo de tempo em que ocorre esse deslocamento ( D t).
... Ler maisCarga elétrica: Q = n.e; Campo elétrico: E = F/q; Força elétrica: F = k. (q1.
... Ler maislúmen: Unidade de fluxo luminoso, que é a luz emitida por um foco uniforme, infinitamente pequeno e com a intensidade de uma vela decimal, irradiada dentro de um ângulo sólido que intercepta uma área de 1 m2 sobre a esfera de 1 m de raio, que tem por centro o foco.
... Ler maisCujo valor é aproximadamente 2,718281828459045235360287.
... Ler maisMaterial: Quando esfregamos o balão na nossa cabeça emprestamos alguns dos nossos elétrons e ele fica cheio de cargas negativas (eletrização por atrito). E o nosso cabelo que perdeu a parte negativa vai ficar cheio de cargas positivas (como pode ser visto na página 13).
... Ler maisO sangue tipo O negativo não possui nenhum dos antígenos mencionados aqui, portanto, não desencadeará uma resposta imune em quem for administrado e é considerado um tipo de sangue universal. Em contrapartida, pessoas com o tipo sanguíneo O negativo só pode receber sangue de outro doador O negativo.
... Ler maisIsso ocorre porque quando você atritou a caneta no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou a caneta carregada eletricamente. Ao aproximar essa caneta dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.
... Ler maisÉ muito importante saber que kVA (quilovoltampere) e kV (kilovolt) são medidas diferentes. O kVA é usado para medir a potência aparente de um sistema. O kV, por sua vez, representa a tensão elétrica de um sistema,ou seja, a diferença de potencial elétrico (DDP) entre dois pontos.
... Ler maisA medida Volts (V) é relacionada à tensão elétrica. Watt (W) é a medida de potência elétrica que indica a quantidade de energia em joules que é convertida, usada ou dissipada em um segundo. A unidade kVA significa 1 quilovolt ampere, sendo VA a potência aparente de uma fonte geradora de energia.
... Ler maisQuando uma partícula eletricamente carregada move-se, dá-se origem a um campo magnético. De acordo com as leis do eletromagnetismo, esse campo magnético origina-se da variação de intensidade do campo elétrico.
... Ler maisObjetos que o ímã NÃO atraí: Os dois grupos que contém metais com baixa ou nula atração magnética são paramagnéticos (contém baixa atração magnética), ou diamagnéticos (contém baixíssima ou zero atração magnética). Alguns exemplos são: Paramagnéticos: Alumínio, Magnésio, Sulfato, Cobre.
... Ler maisOs ímãs atraem alguns metais por gerarem ao seu redor o que é denominado de "campo magnético". O campo de um ímã é a região onde esse ímã é capaz de produzir efeito. O campo magnético é invisível mas pode ser visualizado com o auxílio de limalhas de ferro.
... Ler maisA atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados é intermediado pela ação do campo magnético. Por outro lado, pode não haver atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magnético. Isto ocorre porque o campo magnético de um ímã enfraquece conforme aumenta a distância a ele.
... Ler mais