sábado 11 de fevereiro de 2017

IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro

IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, o Auditório Ibirapuera será palco da IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro, que abre sua programação na casa com o espetáculo O Duelo, apresentado pela mundana companhia de teatro, de São Paulo. No sábado, às 21h, a peça tem audiodescrição. No domingo, às 19h, conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A intérprete estará posicionada no palco do lado par da plateia.

A montagem, que estreou em 2013 em Fortaleza, é resultado do trabalho de imersão artístico-cultural da mundana companhia por três municípios do sertão cearense, com a realização de oficinas e ensaios abertos. Chega agora à capital paulista, sob a direção Georgette Fadel e com elenco formado por Aury Porto, Camila Pitanga, Carol Badra, Fredy Allan, Guilherme Calzavara, Mariano Mattos Martins, Otávio Ortega, Pascoal da Conceição e Vanderlei Bernardino.

Baseado em novela homônima do escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904), O Duelo, que tem como tema o embate entre duas visões de mundo antagônicas – a humanista e a determinista –, conta a história de Ivan Laiévski, funcionário público na Rússia czarista de meados do século XIX, que foge de São Petersburgo para o Cáucaso com sua amante, Nadiejda (nome que em russo significa esperança).

Dois anos depois, entediado com a companheira, Laiévski passa a beber, a jogar e a negligenciar seu trabalho provinciano, desejando voltar a São Petersburgo e à vida mundana da metrópole. Nadiejda, por sua vez, cultiva secretamente o prazer de ser cortejada por todo o povoado, ao mesmo tempo que sente ser o grande escândalo do momento (por ter traído e largado o marido). Toda a narrativa se passa no litoral do Mar Negro.

A IV Mostra Petrobras Premmia de Teatro reúne alguns dos melhores espetáculos que circularam pelo Brasil dentro do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, levando ao público um painel da produção teatral contemporânea. Neste ano, a retomada da parceria entre o Itaú Cultural (gestor do Auditório Ibirapuera) e o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura possibilitou o retorno do evento a São Paulo [a primeira vez foi em 2014]. Oito montagens – incluindo O Duelo – serão apresentadas no Auditório até julho. Duas peças serão levadas também ao palco do Itaú Cultural, em abril e junho (consulte a programação).

Pela primeira vez em sua história, o evento vai prestar homenagem a um profissional. Trata-se do ator, palhaço, teatrólogo, diretor, roteirista, cenógrafo, empresário e produtor cultural Domingos Montagner (1962 – 2016), que participou com sua Cia La Mínima das duas últimas edições da mostra com Mistero Buffo. Neste ano, o artista participaria do espetáculo Rádio Variété – que também será apresentado no Auditório Ibirapuera, nos dias 18 e 19 de fevereiro.

 

Compre aqui o seu ingresso.

  • Dia:

    sábado 11 de fevereiro de 2017

  • Horários:

    às 21h | com Audiodescrição

  • Duração:

    3 horas e 20 minutos (aproximadamente) | mais 20 minutos de intervalo

  • Ingressos:

    R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

  • Classificação Indicativa:

    12 anos

  • bilheteria

2018 Auditório Ibirapuera - Alguns direitos reservados