Como era o teatro grego?

Perguntado por: oresende2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.

O teatro grego surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, por volta de 550 a.C. As primeiras encenações eram durante os cultos religiosos, principalmente aos que eram ligados a Dionísio, deus do vinho, da vegetação e da fertilidade.

Os gregos em seus teatros realizavam representações de dramas e comédias, que na maioria dos casos formavam parte de festas em homenagem às divindades. Os romanos preferiam as lutas, os enfretamentos entre homens e animais. Para ver espetáculos tão diferentes, os espaços construídos deveriam refletir estas diferenças.

O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.

Segundo consta, o primeiro homem a realizar uma encenação se chamava Téspis. Ele é considerado o primeiro ator e produtor teatral do Ocidente. Inúmeros festivais de teatro fizeram parte da Grécia Antiga e eram apresentados durante o dia todo e muitos duravam vários dias.

Teatro Grego
Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras. Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator.

Os atores do teatro grego eram todos homens, e interpretavam vários papéis durante o mesmo espectáculo. Na tragédia existiam três atores e na comédia quatro. Os atores utilizavam máscaras e fatos que poderiam ser pesados.

Os teatros gregos da Antiguidade eram construídos de forma que não tinham um teto, ou seja, se localizavam ao ar livre e, geralmente, constituídos de uma boa acústica. A divisão era feita em áreas, dentre as quais a plateia, a área da orquestra, o cenário e o proscênio.

Dioniso era uma divindade presente na religiosidade dos gregos antigos. Era reconhecido como o deus do vinho, das festas, do teatro e da alegria.

Téspis

A ousadia de tal atitude fez com que Téspis fosse reconhecido como o "criador do teatro" e primeiro ator e produtor teatral. Mais tarde, essa linguagem artística foi evoluindo e influenciou fortemente o teatro romano e outras culturas.

A palavra teatro tem origem grega e significa “lugar de onde se vê”. Através de danças e rituais o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e para contar histórias sobre a sua vida cotidiana.

Esse famoso gênero teatral nasceu na Grécia Antiga, originado a partir dos ditirambos – corais dedicados ao deus Dionísio. Neles, eram entoadas, em coro, canções exaltando o deus. Expressões literárias como a poesia lírica e a poesia épica também influenciaram o texto trágico.

Principais Características: Resumo
Caráter popular. Espaço cênico: igrejas e praças. Temas sagrados e profanos. Usos de máscaras.

Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor.

A Tragédia Grega foi um dos gêneros teatrais (ou dramáticos) mais encenados durante a Grécia Antiga.

Bom, para começar, todos sabem que, cinco séculos antes de Cristo, na Grécia Antiga, muitos deuses eram cultuados. Um deles era Dionísio, deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Como vocês sabem, o símbolo do teatro é a imagem de duas máscaras lado a lado, com uma que ri e outra que chora. Esse símbolo tem a ver com a origem do teatro no Ocidente, a partir da configuração da Comédia e da Tragédia na Grécia Antiga (trataremos sobre isso nos próximos estudos), com apogeu no século V a.C.