Até quando vai a deflação?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Encerrado o ciclo de deflação, previsão é de altas moderadas até fim do ano - 11/10/2022 - UOL Economia.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano. O índice ficou abaixo dos 10,06% acumulados em 2021, segundo dados divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro fato que também pode causar a deflação é a pouca quantidade de moeda em circulação, pois menos dinheiro circulando significa menos pessoas comprando, o que pode desestimular ainda mais o consumo e afetar a produção, gerando queda dos preços e problemas na economia.

Deflação é sinal de baixo crescimento ou economia estagnada e, nesse sentido, contribui para um quadro de aumento do desemprego, queda do poder aquisitivo da população e depressão da atividade econômica em geral. “A deflação em si não é boa ou ruim. É mais um reflexo de outras condições na economia.

Variação mensal do IPCA
A deflação pode ser causada por alguns fatores. O primeiro é quando há, no mercado, uma oferta de produtos maior que a demanda da população. Com isso, os preços precisam ser reajustados para atrair mais consumidores.

Assim, nossa previsão de crescimento do PIB em 2022 está sendo elevada de 1,8% para 2,8%. Pela ótica da produção, o crescimento no ano deve ser liderado pelos serviços (3,9%) e pela indústria (1,7%), ao passo que a agropecuária deve apresentar recuo (-1,7%) por conta de dados aquém do esperado e revisões de safras.

Consequências e riscos da Deflação
Quebra de empresas que não conseguem vender seus produtos; Aumento da informalidade; Aumento do juro real; Queda na arrecadação pública.

Puxado pelo aumento de preços de combustíveis e alimentos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, foi de 0,41%, em novembro deste ano. Apesar da alta, o resultado foi menor do que o registrado em outubro, de 0,59%, e em novembro de 2021, de 0,95%.

Com possível inflação menor no fim do ano, queda nos preços deve ocorrer em 2024. Ainda que em patamares elevados, a inflação no país deve seguir em queda até o final do ano, mantendo a tendência de redução observada nos últimos três meses.

Quais são as maiores inflações do mundo em 2022? O Zimbábue (África) teve a maior inflação do mundo nos últimos 12 meses, com um índice de 280%, de acordo com o Trading Economics.

Nesta segunda-feira (12/12), com ato publicado no Diário Oficial da União, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, autoriza Medida Provisória aumentando o valor do salário mínimo para R$1.302. Esse valor estará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.

Para combater a deflação, a melhor maneira é emitir moeda e colocar mais dinheiro em circulação. Isso fará com que os índices inflacionários subam consideravelmente.

O principal mecanismo é emitir moeda e colocar mais dinheiro em circulação, que gerará alguma inflação em um período de 3 a 6 meses, diz Chagas. Outra estratégia é jogar a taxa de juros lá embaixo, para reanimar o consumo. “Combater a deflação pode ser mais difícil que combater a inflação alta.

Uma boa maneira de evitar os prejuízos causados pela deflação é buscar bons tipos de investimentos, principalmente aqueles que possibilitam bons rendimentos para o seu dinheiro. A Poupança deixou de ser a melhor opção de investimento devido à sua baixa rentabilidade.

Segundo os dados compilados no portal, 12 outras economias apresentaram deflação no período. Dentre eles estão: Estados Unidos, Suécia, Bélgica, Grécia, Itália, Armênia e Espanha.

Segundo a Associated Press, a economia do Japão começou a desacelerar no início dos anos 90 e, desde então não recuperou mais o impulso. Com isso, as empresas veem o cenário econômico do país com suspeita e não investem. Diante disso, o foco do país é o bate à deflação ou à queda dos preços.

Porém, se achamos que inflação é algo ruim, deflação seria melhor? Não. Para se ter uma idéia, foi um longo período de deflação, com queda nos preços dos produtos agrícolas, que provocou a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, e a conseqüente crise econômica que atingiu todo o mundo.

O que é deflação? É a inflação negativa, que sinaliza uma queda média dos preços — em agosto, ela foi reduzida principalmente pelo grupo de transportes, onde entram os valores dos combustíveis e passagens aéreas.

Crescimento econômico. As perspectivas para o crescimento da economia brasileira apontam que pode vir um "pibinho" ao fim de 2022 — as diferentes projeções giram em torno de 1% para o ano. O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de bens e serviços produzidos por um país.

A projeção é de que o crescimento global desacelere para 1,7% em 2023, o terceiro ritmo mais fraco em quase três décadas, suplantado apenas pelas recessões globais de 2009 e 2020. Essa desaceleração deve-se em parte ao aperto das políticas destinadas a controlar a inflação alta.