Até quando vale a pena insistir no casamento?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.

3ª fase do casamento: A Crise
Essa é uma das fases do casamento mais crítica, em que grande parte dos casais se separa. Ou, pelo contrário, os que conseguem passar por ela, reafirmam o casamento porque nessa fase acontece um desencantamento natural decorrente do desgaste da rotina do casal.

Quando alguém está feliz e satisfeito com o que está fazendo, se mantém feliz e entusiasmado. Ao perceber que a sua alegria vem diminuindo consideravelmente quando se dedica à situação em questão, considere que o mais saudável para o seu emocional pode ser desistir.

Desse modo, sem a abertura para ele, não há muito o que esperar do relacionamento além da incompatibilidade entre vocês. Assim, quando o casamento chega ao ponto no qual você e sua esposa não conseguem conversar sobre absolutamente nada sem discutir, significa que já está na hora de pedir o divórcio.

A Bíblia deixa muito evidente que Deus abomina o divórcio (Malaquias 2:15,16). Portanto, isto significa que Ele sempre lutará até o fim pelos casamentos.

Seja grato pelo que tem.
Isso nem sempre é fácil, principalmente quando se está num relacionamento infeliz. Mesmo assim, esse tipo de atitude pode ajudar você a enfrentar a situação, trazendo certa alegria à sua vida. Todos os dias, tire um tempo para pensar nas coisas pelas quais é grato.

Insegurança, medo, crises, relacionamento desgastado. São muitos os motivos para ficar em dúvida, mas, calminha aí! Antes de surtar ou ficar se torturando só de se imaginar tendo que cancelar o casamento, é preciso analisar o que você sente.

Vocês podem crescer juntos durante a crise
Os casamentos podem passar por situações difíceis com as intempéries do dia a dia, os problemas financeiros, uma criança doente, o estresse no trabalho e isso tudo pode ser um grande fator desmotivador.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Você costuma apagar e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos ou histórico do navegador para que seu parceiro não veja? Quando o relacionamento está passando por uma fase difícil, é tentador buscar emoção em lugares proibidos. Acontece que manter segredos cria divisão e aumenta a desconexão entre o casal.

A falta de diálogo é um dos principais motivos para o casamento esfriar. Muitos casais associam as conversas às brigas e isso não é saudável. É fundamental estabelecer um canal de comunicação aberto e que permita que ambos digam tudo o que acham importante - SEMPRE.

Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade são outros fatores que explicam quando o homem perde o desejo pela esposa. Isso ocorre porque, ao se preocupar com problemas corriqueiros, como as contas a pagar, o trabalho, as reuniões intermináveis, sobra pouco tempo para relaxar, e também, para pensar em sexo.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

2 – Ele nunca está disponível. Ele sempre rejeita seus convites, desmarca encontros na última hora – só que o sagrado futebol do fim de semana ele não perde e muito menos os encontros com os amigos para tomar um chopp. 3 – Ele mente para você. Você sabe que ele mente para você.

O receio faz parte da mudança. O ser humano tem a capacidade de criar habilidades quando há necessidade, então seja firme, siga em frente e pense positivo. Se a insegurança te paralisa mesmo com a certeza de tudo, pode ser a hora de recorrer à ajuda profissional.

Isto pode ser complicado, por isso, trazemos sete dicas que podem ajudá-lo durante esse processo de reflexão e autoconhecimento.

  1. 1 1. Afaste-se das redes sociais.
  2. 2 2. Mude o visual.
  3. 3 3. Mantenha-se ocupado.
  4. 4 4. Conheça novas pessoas.
  5. 5 5. Dê tempo aos sentimentos.
  6. 6 6. Desabafe sobre o que aconteceu.
  7. 7 7.
  • Não planejar a vida financeira. Não conversar sobre dinheiro é um dos principais hábitos que leva um casal a se separar. ...
  • Deixar o casamento cair na rotina. ...
  • Reclamar o tempo inteiro. ...
  • Desrespeitar o outro. ...
  • Confundir as prioridades. ...
  • Não apoiar o outro. ...
  • Controlar o outro. ...
  • Sonhos.

Entre os sinais que indicam um relacionamento tóxico, destacam-se a falta de apoio, a comunicação tóxica, ansiedade e medo, além de ciúmes, controle, ameaças, críticas disfarçadas de elogios e outros. Se você está em um relacionamento com alguns desses sinais, esse é o momento de procurar entender o que está havendo.