Como a araponga canta?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Você sabia que a Araponga (Procnias nudicollis) é a. ave símbolo de Santa Catarina? Também conhecida como 'ferreiro', seu canto é estridente e agudo, lembrando o som de um ferreiro.

O bugio (Gênero Alouatta) é considerado, até segunda ordem, o animal terrestre mais barulhento do nosso planeta, atingindo 130 decibéis ao vocalizar.

Pintassilgo

Pintassilgo. O Pintassilgo, nome científico de Carduelis, é um pássaro muito bonito de canto igualmente belo.

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), que acaba de desbancar seu vizinho da floresta, o cri-crió (Lipaugus vociferans), como a ave mais barulhenta do mundo, segundo artigo publicado nesta segunda-feira (21) na revista Current Biology.

125 decibéis

SÃO PAULO — A araponga-da-Amazônia, que habita regiões de maior altitude na floresta, acaba de bater o recorde de volume já gravado no canto de uma ave. Atingido 125 decibéis em uma medida de nível de som contínuo equivalente, o pássaro pode ser ouvido a mais de 1,5 km na floresta.

Nas aves, a audição é altamente desenvolvida, captando e interpretando frequências entre 35 e 9.000 Hz, chegando a distinguir amplitudes sonoras melhor que os humanos, devido uma quantidade dez vezes superior de células ciliadas por unidade de comprimento coclear do que a encontrada nos mamíferos.

Indivíduos de muitas espécies aproveitam o amanhecer e o entardecer para fazer seus cantos de territorialidade, para alertar sobre possíveis perigos, para se comunicar entre eles e, no caso dos machos, para atrair as fêmeas.

As pregas vocais localizam-se na laringe e são as estruturas responsáveis pela emissão de sons.

porco

Provavelmente você está surpreso, mas é isto mesmo: entre os animais domesticados pelo homem, o porco é o mais inteligente do planeta. Por incrível que pareça, as pesquisas comprovam que as habilidades do porco chegam a superar as dos cachorros e gatos. Eles entendem como funciona um espelho, por exemplo.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.

Silêncio absoluto: conheça 8 animais que não conseguem 'falar'

  • Tartaruga.
  • Coelhos.
  • Caramujos.
  • Cobras.
  • Tubarões.
  • Peixe-dourado.
  • Caranguejos.
  • Polvos.

café do Jacu

O café do Jacu — uma ave nativa da Mata Atlântica e ameaçada de extinção — é considerado o mais caro do Brasil e está entre os mais caros do mundo.

Saíra-apunhalada

"A Saíra-apunhalada foi descoberta em 1870. A partir daí, os relatos de observação dela eram muito raros. Em 1998 ela foi redescoberta como espécie, porque ela era tida como extinta na natureza", explica o coordenador do projeto, Marcelo Renan Santos.

As lendas em torno do uirapuru
O uirapuru tem um canto único entre os pássaros: ele é capaz de cantar durante 10 ou 15 minutos seguidos sem repetir uma nota sequer da melodia.

Urutau (Nyctibius griseus)
Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite!

1. Papagaio. Os papagaios são provavelmente as aves mais famosas pela capacidade de imitar a fala humana. Eles podem aprender a repetir palavras e frases e conseguem reproduzir vozes humanas com grande precisão.

Entre os pássaros mais lembrados estão os periquitos australianos, que são boas aves de estimação. Eles são pequenos e fáceis de cuidar, além de dóceis, calmos, fazerem pouco barulho, gostarem muito de brincadeiras e até poderem imitar a fala humana e outros sons.

araponga

Segundo Cohn-Haft, a araponga emite o som mais alto já medido pela ciência entre todos os animais, e suas características físicas contribuem ajudam a produzir o canto ensurdecedor.

125 decibéis

Esse estudo descobriu que o canto da araponga da Amazônia alcança 125 decibéis (dB). A título de comparação, essa potência é um pouco inferior a uma turbina de avião, 140 dB. Chega a superar o som de uma furadeira, 100 dB, de uma serra elétrica, 110 dB, e até de um show de rock, 120 dB.

125 decibéis

O som chega a medir 125 decibéis, entrando para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o canto maior entre os pássaros. Outro fato curioso é que o alcance do canto da Araponga-da-Amazônia é maior do que o som produzido por uma turbina de avião, que mede 110 decibéis.