Como a filosofia está presente no nosso dia a dia?

Perguntado por: mfarias . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A filosofia está presente sempre que fazemos , pensamos , vemos ou vivemos momentos em nossas vidas , a filosofia está sempre presente , sendo parte integrante dela , analisando profundamente o passado em sua fonte , ou descrevendo como deveria ser em seu futuro . O homem é o principal objeto da filosofia .

Como exemplos de elementos da Filosofia que podem ser vistos em nosso cotidiano, podemos destacar: perguntas sobre a existência e fim da vida. reflexões pessoais sobre o significado da vida e posicionamentos políticos. opiniões pessoais (pautadas na razão) sobre os assuntos mais relevantes da sociedade.

A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa. Muitas vezes essas normas são marcadas por uma religião, como por exemplo: filosofia de vida budista, filosofia de vida cristã, etc.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

Além da docência, o filósofo pode atuar em diversos campos como assessoria de Organizações não-governamentais (Ongs), veículos de comunicação de massa, consultoria de recursos humanos e palestrante motivacional. Outra área de atuação é a Filosofia Clínica, ainda pouco explorada.

A filosofia oferece ao ser humano o exercício do diálogo, da investigação, do pensar. Ambas favorecem o desenvolvimento da cidadania, da tolerância, da coesão e do desenvolvimento social, tornando o cidadão jovem um potencial agente transformador da sociedade.

A filosofia existe para que as pessoas possam viver melhor. Sofrer menos. Lidar melhor com as adversidades. Enfrentar serenamente o “perpétuo vai-e-vem de elevações e quedas”, para citar uma grande frase de um filósofo da Antiguidade.

Resposta: A filosofia está presente sempre que fazemos , pensamos , vemos ou vivemos momentos em nossas vidas , a filosofia está sempre presente , sendo parte integrante dela , analisando profundamente o passado em sua fonte , ou descrevendo como deveria ser em seu futuro . O homem é o principal objeto da filosofia .

As escolhas refletem um modo de pensar derivado de um conjunto de crenças e experiências, que pode ser chamado de filosofia de vida. Ela funciona como um guia que nunca desaparece de qualquer ação ou pensamento durante o cotidiano, seja em casa ou no trabalho.

A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.

Qual a importância do conhecimento filosófico? A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência. Já que a Filosofia “serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano.

Estudar essa área significa considerar diferentes argumentos e avaliar a validade de cada um deles. Treinar sua mente para pensar crítica e analiticamente é um dos muitos benefícios de escolhê-la, pois pode ajudar em sua própria vida ao tomar decisões e avaliar seus próprios valores.

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...

Além de uma compreensão filosófica dos problemas sociais e considerando que estamos diante de uma sociedade cada vez mais global, a filosofia também precisa refletir sobre este novo modelo de sociedade.

A filosofia torna-se importante na formação do homem, pois ela traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, a busca da verdade e o almejo a um comportamento muito evoluído. Ela também questiona, conscientiza e estimula o homem a pensar a respeito do seu modo de vida.

A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

Os humanos, portanto vivem em grupo, entre outros motivos, porque assim se protegem mutuamente. Tanto para enfrentar a natureza como para atingir objetivos comuns. O grupo passa ser um mecanismo de defesa. Os humanos aproveitam-se de suas fraquezas para produzir forças.