Como a galinha evoluiu do dinossauro?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

De acordo com Charles Darwin, uma espécie sempre evolui de outra mais primitiva. As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.

Então, evolutivamente, as aves se desenvolveram a partir de predadores terrestres - os dromeossauros -, passaram para dinossauros basicamente terrestres de vôo batido (o Caudipterix), e chegaram ao Archaeopterix. Esse, por sua vez sofreu mutações que originaram o Iberomesornis, o dinossauro arborícola.

Até onde a ciência sabe, dinossauros botavam ovos, tal qual as galinhas e outras aves. Ainda faltam algumas espécies, mas o consenso na comunidade científica é que todos os dinossauros procriavam desta maneira.

As galinhas domésticas como as conhecemos hoje possuem o nome científico Gallus gallus domesticus. Sua suposta domesticação iniciou-se na Ásia, há vários séculos, região originária do Gallus gallus, seu ancestral.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

E as aves descendem de dinossauros, répteis que também eram todos botadores. De fato, todos os animais vertebrados possuíam ovos originalmente.

Assim: a galinha veio primeiro!
Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

O Shoebill habita, atualmente, regiões pantanosas no leste tropical da África, em áreas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos. A avicultura nacional se desenvolveu primeiro nas cidades litorâneas e de forma artesanal.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dilong

A partir da década de 1990, parentes mais próximos do Tiranossauro Rex foram descobertos, como o Dilong, que viveu na China no início do Cretáceo.

De acordo com um estudo sobre evolução realizado pelas Universidades Harvard e Estadual da Carolina do Norte, a comparação entre proteínas descobertas em um fóssil de Tiranossauro rex mostra que os gigantes pré-históricos possuem, entre seus parentes vivos mais próximos, aves como galinha e avestruz.

A nova descoberta contraria a teoria de que o ovo veio primeiro. Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.

Em geral, também vivem cerca de cinco a dez anos.

Continuar lendo Como a vida evoluiu?