Como a interatividade contribui para uma aprendizagem significativa?

Perguntado por: nvasconcelos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

A interatividade favorece o contato com conteúdos de forma mais dinâmica, ativa e engajada, o que proporciona resultados mais significativos. Neste texto, explicamos melhor o que é essa tendência, suas vantagens e como aplicá-la.

A educação interativa é uma metodologia de ensino que convida os alunos a desempenharem um papel ativo no processo de aprendizagem com a ajuda da tecnologia.

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

Qual a importância da interatividade em eventos corporativos? A interatividade não só ajuda a atrair e reter a atenção do público, como também a potencializar as trocas. Um evento interativo tem muito mais chances de gerar valor, porque há mais participação e compartilhamento de experiências, ideias e conhecimento.

A interatividade se refere à comunicação entre pessoas, os dispositivos ou os conteúdos digitais. É a capacidade de um computador, um programa ou um conteúdo de responder às ações da pessoa que o está usando.

Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.

Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

O papel do professor na aprendizagem significativa
Entretanto, na aprendizagem significativa, o papel do educador transcende tal definição. Sua função passa a ser a de trabalhar novas ideias, levando em consideração os conceitos prefixados dos alunos, também chamados por Ausubel de 'conceitos-âncora'.

Dicas para criar aulas mais interativas na escola

  1. Trabalhe com metodologias ativas. ...
  2. Descubra os assuntos populares entre os alunos. ...
  3. Organize excursões e visitas educacionais. ...
  4. Utilize plataformas digitais. ...
  5. Promova gincanas e competições sobre os temas.

Outro benefício da interatividade é que ela aumenta o engajamento dos alunos e, consequentemente, evita que eles desistam do curso. Quanto mais motivados, mais chance de eles chegarem até o fim. Hoje, com tantas tecnologias ao nosso alcance, as plataformas EAD estão cada vez mais aprimoradas.

A interatividade pode ser definida como interligações comunicativas entre o homem e a máquina, entre o homem e o homem e aínda entre a máquina e a máquina. Um exemplo de interação homem-máquina, seria a utilização de um editor de texto.

A não arbitrariedade e a substantividade (não literal) são as características básicas da aprendizagem significativa, e é a junção de ambas que concretiza o processo.

O processo de Transposição Didática vai ocorrer de acordo com a percepção que o docente possui sobre o funcionamento do ensino em determinado contexto, suas funções sociais, suas ações reflexivas acerca dos conteúdos, suas escolhas metodológicas, etc.

O professor mediador tem que trabalhar na perspectiva da intencionalidade e reciprocidade. O que isso significa? A intenção do professor é o somatório do objetivo com todas as ações possíveis para que o ensino seja realmente de qualidade.

8 ideias de como motivar os alunos para a aprendizagem

  1. Ofereça recompensas. ...
  2. Invista no ensino lúdico. ...
  3. Forneça feedbacks. ...
  4. Estimule a participação dos alunos. ...
  5. Ofereça um ambiente estimulante. ...
  6. Associe as atividades da aula com outras mídias. ...
  7. Conheça cada aluno. ...
  8. Crie tarefas relacionadas à realidade dos alunos.

“A interatividade é uma característica relevante em uma mídia. Há dois tipos de interatividade: expositiva e interativa.

A interatividade, nessa perspectiva, pode ser definida como o conjunto de incontáveis relações de compartilhamento de construção da realidade existente entre os vários sujeitos envolvidos na referida construção, incluindo o contexto social e ambiental também participantes ativos do processo.

As aulas interativas utilizam a tecnologia para promover um ensino-aprendizagem integral e flexível. Dessa maneira, por exemplo, o aluno pode ter materiais diversos para aprender os conteúdos que caem no Enem, em vez de apenas ler livros e copiar o conteúdo passado na lousa pelo professor.

5 práticas pedagógicas para levar para sala de aula

  • Estimular o diálogo entre os estudantes. ...
  • Acompanhar estudantes com dificuldades de aprendizagem. ...
  • Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto. ...
  • Incluir a leitura na rotina de estudos dos estudantes. ...
  • Levar experimentos para a sala de aula.

O psiquiatra americano William Glasser diz que 95% de efetividade do nosso aprendizado está quando ensinamos, seja ao explicar, resumir, estruturar, definir, generalizar, elaborar ou ilustrar o conteúdo para outras pessoas. Isso significa que a forma mais efetiva para se aprender é ensinar.

A interação professor-aluno não pode ser reduzida ao processo cognitivo de construção de conhecimento, pois se envolve também nas dimensões afetivas e motivacionais. Freire (1996, p. 96) aponta que: O bom professor é o que consegue, enquanto fala trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento.