Como a literatura pode te ajudar na vida pessoal e profissional?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que contribui sobremaneira para a formação. Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo construído pela narrativa.

A leitura é uma prática fundamental na formação e desenvolvimento profissional de qualquer indivíduo, pois está diretamente relacionada ao aprendizado e desenvolvimento do conhecimento e raciocínio profissional . É através dela que o profissional adquiri e aprimora as suas competências profissionais.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Por ter participação ativa na construção de habilidades sociais, a literatura contribui para moldar a personalidade de cada pessoa a partir de estímulos, histórias e pensamentos diversos.

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do ...

Por meio da leitura! Quando você mergulha nas páginas e descobre um termo que nunca viu, tem a chance de procurar no dicionário. Então, ao ver como ela é usada no contexto, ganha um novo conhecimento. É um ótimo meio para aprender sinônimos, descobrir novas estruturas e para saber como escrever e falar melhor.

A leitura é responsável por contribuir, de forma significativa, à formação do indivíduo, influenciando-o a analisar a sociedade, seu dia a dia e, de modo particular, ampliando e diversificando visões e interpretações sobre o mundo, com relação à vida em si mesma.

A leitura promove a reflexão e favorece um raciocínio claro. Dessa forma, o aluno adquire uma posição ativa em seu processo de aprendizagem, pois percebe que é capaz de se posicionar diante do conhecimento. Além de questionar e formular argumentos bem fundamentados.

Através da leitura, temos a oportunidade de adquirir conhecimento, sabedoria, descobrir mundos novos, desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida, e consequentemente, a possibilidade de atuação ativa na formação e no desenvolvimento do meio onde estamos inseridos.

A literatura apresenta profunda relevância para a formação integral do sujeito. Repensar e modificar a maneira de ler o texto literário contribui para a vida social e cognitiva do indivíduo, levando-o a desenvolver sua capacidade crítica e argumentativa e compreender o mundo em que vive.

Descobrir novos mundos, conhecer personagens, estimular a criatividade. Essas são algumas habilidades que podem ser desenvolvidas através da leitura. O hábito de ler deve ser cultivado no dia a dia das crianças para se tornar uma rotina comum e familiar.

“Com o hábito de ler, você pode diminuir os níveis do hormônio do estresse, desacelerando os pensamentos e o ritmo da respiração, além de reduzir o risco de desenvolver doenças psicológicas e degenerativas, como o Alzheimer, ansiedade e até mesmo a depressão”, enfatiza.

O incentivo à leitura, principalmente nos primeiros anos na escola, é essencial para que o aluno desenvolva habilidades de comunicação e escrita, que vão ajudá-lo a interagir, se expressar e conviver melhor em sociedade.

Um livro é um objeto que nos trouxe sabedoria e cultura. Os livros também ajudaram muitas pessoas que estavam tristes e sozinhas, porque quando um livro é bom às vezes as pessoas mergulham na história, e o livro acaba virando o melhor amigo do ser humano.

Ler para estudar; Ler para se informar. Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.

A leitura aumenta seu vocabulário, sua capacidade de interpretação, argumentação, sua criatividade e conhecimento sociocultural. Logo, todos esses aspectos são essenciais na hora de produzir um bom texto.

HABILIDADE DE PENSAMENTO CRÍTICO
Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura. Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.

A literatura contribui na construção da personalidade do leitor ao construir e criar suas próprias concepções sobre sua realidade, refletindo sobre o seu papel social, formando cidadãos autônomos e críticos.

A literatura como arte reflete as representações da cultura de um povo e a língua, obviamente, é uma das formas de manifestar a cultura. A dissociação entre língua e cultura é uma das problemáticas que precisa ser desmistificada. A literatura é um dos domínios da língua.