Como a paz mundial está sendo tratada neste momento de pandemia?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Resposta. Resposta: A paz mundial vem sendo tratada como a grande prioridade da Organização das Nações Unidas (ONU, 1945). Nessa direção, é válido deixar claro que a manutenção da paz mundial é um dos grandes objetivos daquele organismo internacional.

Medidas para difundir a cultura de paz no cotidiano

  1. Respeitar a vida;
  2. Rejeitar a violência;
  3. Ser generoso;
  4. Ouvir para compreender;
  5. Preservar o planeta;
  6. Redescobrir a solidariedade.

Resposta. Uma cultura de paz implica no esforço para modificar o pensamento e a ação das pessoas no sentido de promover a paz. ... Ou seja, prevenir os conflitos potencialmente violentos e reconstruir a paz e a confiança entre pessoas emergentes de situação de guerra, é um dos exemplos mais comuns a serem considerados.

Na esfera internacional os conflitos acontecem por inúmeras razões, como as religiosas, por questões de aumento territorial, por domínio de regiões ricas, por diferenças históricas, por questões étnicas.

A paz define-se por um estado de tranquilidade ou harmonia e pela ausência de conflitos ou violência, que pode ser experienciado na sua vida pessoal, profissional, em família, com amigos, ou até mesmo globalmente.

Ao lidar com crises, o Conselho de Segurança, guiado pela Carta da ONU, pode tomar várias medidas. Atuando de acordo com o Capítulo VI da Carta, o órgão pode convocar as partes em uma controvérsia a resolvê-la por meios pacíficos e recomendar métodos de ajuste ou termos de solução.

ONU pede fim imediato da violência sexual em acampamentos da RD Congo. Ataques de homens armado miram mulheres e meninas; em 2023, número de casos aumentou 37%; vítimas não conseguem acessar assistências médica e psicossocial; violência generalizada piorou no leste do país africano.

Ano de paz
Ele adicionou que o mundo precisa de “paz, agora mais do que nunca”. O secretário-geral da ONU pede paz uns com os outros, por meio do diálogo para acabar com os conflitos, bem como com a natureza e nosso clima, para construir um mundo mais sustentável.

Todo cidadão promove a causa da paz mundial quando guarda os mandamentos de Deus e vive em paz com a família e os vizinhos.”

Em relação à interação do jovem na sociedade, o movimento de cultura de paz deve ser construindo coletivamente, pois “ninguém se educa sozinho, não se faz revolução sozinho, mas sim através da experiência compartilhada, da inter-relação com os demais”, o que exalta os valores solidários e a capacidade criativa de todo ...

A paz é tecida no dia a dia com paciência e misericórdia, no seio da família, na dinâmica da comunidade, nas relações de trabalho, na relação com a natureza.

Uma cultura de paz implica no esforço para modificar o pensamento e a ação das pessoas no sentido de promover a paz. Falar de violência e de como ela nos assola, deixa de ser a temática principal. Não que ela vá ser esquecida ou abafada; ela pertence ao nosso dia-a-dia e temos consciência disto.

Com certeza alguns cuidados no uso das redes sociais podem ajudar na construção de uma Cultura de Paz, entre eles: Não curtir ou compartilhar conteúdos que incentivem qualquer forma de violência como ação válida ou aceitável.

- Adquirir hábitos de discussão e posicionamento crítico em relação às realidades sociais passadas e atuais. - Desenvolver o espírito de tolerância e a capacidade de diálogo. - Construir um quadro de valores humanistas em que a solidariedade surja como suporte lógico de todos os comportamentos individuais e coletivos.

Segundo a edição de 2021, com dados relativos a 2020, o "Índice Global de Paz" caiu 0,07% comparado ao ano anterior, com melhorias identificadas em 87 países e deteriorações em 73.

O mundo ficou menos pacífico neste ano, aponta o relatório Índice Global da Paz 2020 divulgado nesta quarta-feira (10). De acordo com o relatório, os países mantiveram a tendência de aumento nas tensões causadas por crises políticas e econômicas em quase todos os continentes.

Isso acontece, principalmente, por causa da sua estrutura, na qual os membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China) têm poder de veto nas decisões e usam isso para se proteger de possíveis consequências de suas políticas externas.

Desde a sua criação, a ONU é frequentemente criticada pelo excesso de burocracia e pouco impacto na vida das pessoas. Na década passada, um relatório avalizado por líderes mundiais afirmava que a organização falhava gravemente em sua tarefa de ajudar aqueles que mais precisam.