Como a taurina tira o sono?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como a taurina melhora o receptor de GABA, neurotransmissor que promove o relaxamento, ela pode contribuir para uma melhor noite de sono. Mas esse efeito parece variar entre as pessoas, sendo que algumas ficam mais alertas após consumir a substância, enquanto outras, mais relaxadas.

Em doses mais baixas, a taurina pode ter um efeito calmante (abaixo de 250mg), auxiliando até mesmo em dificuldade de sono, porém em doses altas, acima de 750mg, tem efeito potencializador e estimulante das funções cerebrais, melhorando a memória, a atenção e a concentração.

De forma genérica, recomendamos que seu consumo seja feito após o café da manhã, sendo uma cápsula de 1.000 mg ao dia. Assim, no momento de praticar as atividades físicas, o seu corpo já terá absorvido os nutrientes necessários para uma performance adequada.

Como a taurina melhora o receptor de GABA, neurotransmissor que promove o relaxamento, ela pode contribuir para uma melhor noite de sono. Mas esse efeito parece variar entre as pessoas, sendo que algumas ficam mais alertas após consumir a substância, enquanto outras, mais relaxadas.

120 minutos

Nos tecidos, está presente principalmente nos músculos, no coração, retina, sistema nervoso central. Testes mostraram que a taurina tem seu pico de ação no organismo 120 minutos após o consumo.

O que é a Taurina? A taurina, também conhecida como ácido 2-aminoeranossulfonico ou l-taurina, é um ácido orgânico encontrado na bílis, fluído produzido pelo fígado.

Efeitos colaterais e contraindicações
Apesar de ser considerado seguro, o consumo de altas doses do suplemento de taurina pode causar sintomas como dor de cabeça, diarreia ou dor no estômago. Pessoas com problemas renais e crianças não devem consumir suplementos de taurina.

A bebida pode até dar energia, concentração e diminuir o sono, mas isso acaba trazendo diversos malefícios. Por isso, ficar atento a sintomas anormais é essencial. O energético age no organismo de forma rápida. Em 10 minutos, ele aumenta a frequência cardíaca, e em 45, gera um pico de cafeína na circulação sanguínea.

Já a taurina, é um aminoácido sintetizado, principalmente, no fígado e cérebro, que ajuda na regulação dos níveis de água e sais minerais do sangue, além de atenuar a fadiga muscular.

Alguns trabalhos científicos encontraram uma forte correlação entre o consumo de taurina e a longevidade, atribuindo como hipóteses para este efeito o controle de ansiedade e estresse, a redução do cortisol e melhora da qualidade do sono.

Qual é o energético mais forte do mundo? O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.

No Brasil, a taurina é classificada como suplemento alimentar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão que considera 2.000 miligramas como o limite máximo diário recomendado para consumo por pessoas com idade a partir de 19 anos.

De acordo com evidências, a taurina não faz mal quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não é recomendado o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.

A taurina, assim como a cafeína, também tem propriedades estimulantes, auxiliando no aumento da concentração, pois auxilia o cérebro a manter o foco, melhorando o desempenho mental e o estado de alerta.

A atividade física intensa acarreta na ativação de nosso sistema nervoso central, o qual fica alerta até mesmo após a atividade. Dessa forma, suplementos como creatina e Whey Protein causam danos indiretos ao sono, pois potencializam o treino do atleta.

Em doses mais elevadas, a chamada sedação profunda, a pessoa só responde a estímulos muito dolorosos ou repetitivos. Entre os sedativos usados para pessoas com problemas para pegar no sono estão a Amitriptilina (Amytril), o Diazepam (Valium), Zolpidem e o Clonazepam (Rivotril), entre outros.

Vitaminas que auxiliam numa boa noite de sono
A falta das vitaminas D, B6 e B12 afeta negativamente a qualidade de sono, visto que a vitamina D age em conjunto com os genes relógios do corpo e a melatonina, que funcionam como um “alerta” para o corpo de que está na hora de dormir.

Continuar lendo Como a taurina ama?