Como acabar com à desigualdade tecnológica?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Para reduzir desigualdades digitais é preciso eliminar lacunas relacionadas à desigualdade de conexão à Internet, que têm raízes em problemas na infraestrutura de conexão, na falta de acesso a dispositivos digitais e em deficiências no sistema educacional.

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

7 grandes transformações para solucionar a desigualdade urbana

  1. COP26.
  2. desenho urbano.
  3. desenvolvimento urbano.
  4. equidade.
  5. financiamento.
  6. infraestrutura sustentável.
  7. infraestrutura urbana.

As inovações tecnológicas podem também auxiliar na questão dos direitos sociais. Diversas organizações estão utilizando os avanços em tecnologia para coletar informações sobre violações de direitos humanos e projetá-las por meio das redes sociais para o domínio público.

O estudo demostra também as razões da desigualdade de acesso, são três: deficiências da infraestrutura de conexão, custo de acesso e dos equipamentos e deficiências na educação.

Seis em cada dez só entram na rede com telefones celulares. Com isso, o país sofre as consequências como o aumento da informalidade no mercado de trabalho, redução da produtividade, atraso no desenvolvimento humano e profissional e redução no acesso a serviços públicos oferecidos cada vez mais por meios digitais.

Brasília - Para ampliar o acesso da população à internet de alta velocidade, o país deve investir em novas formas de acesso à rede, como o telefone móvel e o televisor, além de oferecer planos de internet pré-paga, tarifas diferenciadas e investir na capacitação da população.

Os avanços tecnológicos podem exacerbar as desigualdades, ao favorecer aqueles com acesso precoce a estas tecnologias, e aumentar as lacunas em educação se desproporcionalmente ajudarem os filhos dos mais ricos.

Entre as causas da desigualdade do acesso, estão deficiências de qualidade e distribuição do sinal, e o custo do serviço e dos equipamentos.

ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR A EXCLUSÃO DIGITAL

  1. Programas de alfabetização digital. Instruem os habitantes das áreas menos favorecidas no uso da Internet para melhorar seu bem-estar pessoal.
  2. Aliança para uma Internet Acessível (A4AI). ...
  3. Free Basics. ...
  4. Starlink.

Investir em infraestrutura de telecomunicações de última geração é uma forma eficiente de democratizar a conectividade. Com uma infraestrutura de qualidade, a população de todas as áreas, incluindo zonas rurais e remotas, pode se conectar com mais facilidade.

A desigualdade social por aqui é um legado do período colonial, que se deve à influência ibérica, à escravidão e aos padrões de posses latifundiárias. Aspectos como racismo estrutural, discriminação de gênero, alta tributação de impostos e o desequilíbrio da estrutura social só agravam a desigualdade brasileira.

A desigualdade social é um problema que afeta diversas sociedades, sendo caracterizada pela ausência de um equilíbrio econômico entre os indivíduos de um país.

A desigualdade social é prejudicial para a sociedade, pois pode levar a conflitos, pobreza, exclusão social e falta de mobilidade social. As pessoas mais afetadas pela desigualdade social são geralmente aquelas que têm menos renda, menos acesso a serviços públicos, menos educação e menos oportunidades de emprego.

A desigualdade leva ao aumento da pobreza, da má qualidade da alimentação e à fome. Com isso, também há más condições de moradia, falta de saneamento básico, saúde precária, alta taxa de mortalidade infantil, violência e desemprego. Concomitante a todos esses fatores, há estresse e outros problemas psicológicos.

Além de aumentar a área iluminada, o sistema melhora a visibilidade em ambientes semiabertos e inibe invasores.

  • Assaltos e invasões. ...
  • Segurança contra acidentes e incêndios. ...
  • Proteção de áreas restritas. ...
  • Sem conexão e energia, não há segurança.

Uma das principais, é a inovação. O avanço tecnológico gerou grandes oportunidades para as empresas inovarem em seus processos produtivos, a fim de facilitar o trabalho humano, aumentar a produção e otimizar o tempo. Logo, muitas pessoas aderem a essa nova forma de comportamento na sociedade.

A tecnologia moderna aumenta a produtividade e a eficiência das atividades humanas, permitindo-nos executar tarefas em menos tempo. Além disso, devido à grande quantidade de informações à nossa disposição, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as falhas humanas.

Uma pesquisa elaborada para o Instituto Lula no final de 2021 pela Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung (FES) Brasil indica que a desigualdade digital no Brasil deixa ainda mais a desejar para mulheres negras e indígenas.

Com as novas tecnologias, tem-se a reorganização dos meios de produção,43 com aumento da produtividade e a redução do número de trabalhadores, pela simples necessidade de diminuição da mão de obra, causando um desemprego setorial e, por vezes, o rebaixamento dos níveis nacionais de ocupação.

A facilidade de uso e processamento muito rápido acabam por prejudicar a produtividade e inovação de cada um. Desempenhar diversas tarefas também pode resultar em um impacto negativo sobre o equilíbrio entre vida profissional e familiar, afetando diretamente o bem-estar dos indivíduos.