Como acabar com a gordura localizada na barriga e cintura?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Hábitos que ajudam na redução da gordura abdominal

  1. Comer alimentos ricos em fibras.
  2. Evitar o consumo de alimentos gordurosos.
  3. Comer frutas.
  4. Dar preferência ao carboidrato integral.
  5. Praticar exercícios aeróbicos.

A localização central de gordura visceral é influenciada por vários fatores como: sexo, genética, idade, sedentarismo, hormônios, tabagismo, ingestão alimentar e de bebida alcoólica. Os homens tendem a ter maior proporção de gordura abdominal, obesidade andróide.

Suco de maçã e abacaxi
Um ótimo suco para afinar a cintura é feito com maçã e abacaxi, pois estas frutas são antioxidantes, ajudam a eliminar as toxinas do organismo, são diuréticas, diminuindo assim o inchaço abdominal e, além disso, estimulam o funcionamento do intestino.

Exercícios para afinar a cintura
Caminhada rápida pode ser indicada para quem não pode correr, nesse caso deve-se fazer uma caminhada forte, num ritmo rápido usando um bom tênis para amortecer o impacto sobre as articulações. O tempo necessário para queimar gordura deve ser de cerca de 1 hora.

De maneira resumida, em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

8 melhores exercícios para perder barriga rápido

  1. Burpee. O burpee é um exercício simples que trabalha o corpo todo e não exige uso de material e, por isso, pode ser feito em qualquer lugar. ...
  2. Bicicleta no ar. ...
  3. Escalador cruzado. ...
  4. Prancha. ...
  5. Abdominal reverso. ...
  6. Abdominal solo. ...
  7. Abdominal com os pés elevados. ...
  8. Posição de barco.

Você pode estar com déficit de nutrientes na dieta
Uma dieta pobre em fibras ou proteína pode dificultar muito a perda de gordura no geral, incluindo a abdominal. O ideal é que a alimentação seja rica nesses nutrientes e com pouco consumo de carboidratos simples.

Procure fazer mais atividades aeróbicas. Atividades como a caminhada e a corrida terão um papel fundamental e auxiliarão muito na perda de barriga. Isso acontece porque o maior “combustível” para os treinos aeróbicos é a gordura. Ou seja: é natural que o corpo vá buscar a gordura na região com maior oferta de energia.

Alimentos que você deve evitar em sua dieta
Em sua rotina, evite o consumo excessivo de gorduras saturadas como doces, massas e farinhas brancas, pois são pobres de nutrientes e geram picos de insulina no sangue, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo.

A nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo, explica que o chá de hortelã, o chá verde e o chá mate são ótimas pedidas quando o assunto é afinar a cintura. “Eles ajudam o organismo a digerir gorduras e têm efeito termogênico, contribuindo para o emagrecimento”, diz.

Pouco carboidrato e porções generosas de peixe, azeite e amêndoa. Essa combinação vai estimular seu corpo a queimar os últimos estoques de gordura. Se você não consegue livrar a área daquela gordura teimosa que esconde o resultado dos seus abdominais, vale arriscar, por dois dias, uma dieta mais radical.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

A cinta não apresenta resultados para quem está tentando emagrecer, o que pode ocorrer é uma redução de medidas abdominais. O uso desse acessório pode contribuir na eliminação de líquidos, o que dá uma falsa sensação de emagrecimento e menos inchaço, no entanto, o resultado é passageiro.

6 opções de chá para estufamento para reduzir o desconforto...

  1. Chá de boldo. ...
  2. Chá de erva-cidreira. ...
  3. Chá de erva-doce. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá de funcho.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

Alguns exemplos são caminhada, corrida, bicicleta, dança, spinning, entre outros. Esses exercícios favorecem a eliminação da gordura, inclusive a abdominal. Outro tipo de exercício que você não deve deixar de lado é a musculação, e isso envolve o corpo todo.