Como acelerar a renovação celular da pele?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A esfoliação facial está entre as melhores formas de como acelerar a renovação celular da pele, pois elimina as células mortas e desobstrui os poros. Para entender isso com mais clareza, podemos considerar que a pele livre tem melhor absorção de ativos, enquanto a obstruída tem baixa absorção.

Fisiologicamente falando, o envelhecimento está vinculado à perda de tecido fibroso, à falta de renovação celular e à redução da rede vascular e glandular. Nesse processo, destaca-se, ainda, a menor produção de proteínas e de colágeno, fundamentais para a sustentação e firmeza da pele.

Regeneração Celular Instantânea é a capacidade de curar ferimentos e restaurar a própria saúde em alta velocidade. A proporção da recuperação varia de personagem, podendo resultar até em uma imediata. É totalmente imune a doenças e a radiação, nunca contraindo sintomas e danos em função disso.

Pode remover as células mortas da pele através da esfoliação, um processo que ainda melhora a circulação, torna a pele mais brilhante e mais recetiva a absorver o seu hidratante de eleição. A esfoliação remove as células mortas das camadas externas da pele.

"A nossa pele faz renovação celular o tempo todo, é um ciclo contínuo. O que acontece é que durante o sono esse processo se intensifica", responde a dermatologista consultora da Sallve.

Conhecido como reprogramação celular, o método consiste na introdução de apenas quatro genes em células maduras que as forçam a regredir ao estágio de células-tronco, trabalho que rendeu ao cientista japonês Shinya Yamanaka o Prêmio Nobel de Medicina do ano passado.

A camada basal é a mais profunda da epiderme e está em contato direto com a derme. É a partir dela que ocorre a renovação celular, além de lá estarem as células responsáveis pela produção de queratina e melanina.

O processo renovativo tem início nas partes inferiores da epiderme, e acontece de maneira com que células novas sejam transportadas até a camada superior, substituindo células mortas. É um processo contínuo e que acontece todos os dias.

Comece usando um sabonete de limpeza profunda de acordo com o tipo de pele, que pode ser seca, mista ou oleosa. Depois, invista em um esfoliante em gel, que vai retirar as células mortas do rosto e abrir os poros para que a pele respire.

“Existem práticas que auxiliam na melhora da flacidez, como interromper o tabagismo, otimizar a hidratação, realizar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada, se proteger do sol e regular o sono.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Cientistas conseguiram encontrar uma maneira de reverter o processo de envelhecimento celular da pele humana. Por meio de uma pesquisa inovadora, uma equipe de cientistas da Universidade de Cambridge afirma ter tornado 30 anos mais jovem as células da pele de uma mulher de 53 anos.

Importância da vitamina E no combate ao envelhecimento celular precoce. Uma boa maneira de combater o envelhecimento celular precoce e os radicais livres é consumir bastante vitamina E, conhecida por ser um bom antioxidante. Contudo, a ação desse nutriente só funciona quando ele é associado a outro.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.