Como acender uma vela para Ogum?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Passe azeite de dendê na polpa. Coloque as duas metades em um prato virgem, em que você deve no centro acender uma vela azul-escuro. Depois, diga com muita fé: “Ogunhê, Ogum patacori, Orixá que é grandioso e que atende aos pedidos de seus filhos. Salve santo guerreiro.

Como se conectar com a força guerreira e vitoriosa do Orixá Ogum. Faça uma limpeza energética nesses tempos em que nos sentimos preocupados e ansiosos, tomando um banho de descarrego de Ogum. Tome o banho no máximo 1x ao mês, em qualquer terça-feira. É ideal para tirar inveja e descarregar as energias.

Vamos lá!

  1. Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio;
  2. Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado;
  3. Utilize um alguidar para colocar o cará dentro;
  4. Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do cará;
  5. Regue com o mel de abelha e azeite de dendê.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

terça-feira

Seu dia de semana é terça-feira. Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

“Pai Ogum, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vosso conhecimento, em forma de prece, e que sejam ouvidas e atendidas! Ogum, Senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas eu encontre apenas as vitórias.

Salve Ogum! Expressão corporal: braços cruzados a frente do peito, com os dedos minguinho, anelar e do meio encolhidos e os indicadores e polegares estendidos.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Diário – Qual é a oferenda que deve ser feita para homenagear Ogum? Everton – Uma bandeja com cerveja branca e uma costela assada sem sal e com sete ossos.

O número associado a Ogum é o sete, que ele divide com seu ir- mão, Exu.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Banho Ogum é um poderoso mix de ervas que vibram na linha de Ogun, São Jorge Guerreiro, para limpeza energética, abertura de caminhos, força e proteção. É ideal para quem busca boas mudanças na vida profissional. Contém as seguintes ervas: abre-caminho, aroeira, levante, gengibre, guiné, hibisco e pitanga.

Ogum é um aplicador da Lei e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza. Ele é correto em todas as suas condutas e não admite que tenha outro caminho a não ser o certo. Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei.

Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.

Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.

Oxalá é meu Pastor, nada me faltará! E o meu cálice que é meu coração transborde com a pureza de Ibejada; E certamente, a bondade e a misericórdia de Oxalá estarão comigo por todos os dias de minha vida!

Ele é o cavaleiro sagrado da fé plural brasileira. Nos altares das casas, das lojas, dos mercados, dos terreiros, sempre há copos com cerveja colocados próximos às imagens desse santo-orixá. Porque oferecer cerveja confirma o sentimento de que os mitos são íntimos dos nossos desejos.