Como achar o ponto da embreagem na subida?

Perguntado por: agil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm. Nesse ponto, o carro vai começar a andar e, como você soltará o pedal de forma suave, o sistema não ficará sobrecarregado.

PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.

Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Ligue o carro.
Aperte a embreagem e engate a primeira marcha, mas mantenha o pedal pressionado e sem acelerar. Lembre-se de verificar se há algum cheiro de queimado durante o teste. A embreagem pode ranger quando o veículo começar a se mover, produzindo esse cheiro. Desengate o freio de mão para iniciar o teste.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Como fazer o controle da embreagem corretamente?

  1. Use um no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. ...
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. ...
  4. Pronto!

Sem a embreagem é impossível engatar a marcha
Verdade. Se você não pisar no pedal esquerdo ao realizar a troca da marcha, a ação não será executada. Além disso, há ainda o comprometimento das engrenagens – como o desgaste ou até mesmo a quebra.

A embreagem é um elemento que varia muito de acordo com o modelo e da fabricante do automóvel. Algumas optam por manter a embreagem alta, outras preferem que o acionamento fique no nível mais baixo do pedal. Infelizmente, é preciso ter em mente que nem sempre é possível fazer regular embreagem.

usar o pedal da embreagem, antes de usar o pedal de freio nas frenagens; entrar nas curvas com a engrenagem de tração do veículo em ponto neutro; engrenar ou utilizar as marchas de maneira incorreta, durante o percurso; cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.

Em ladeiras, o ideal é utilizar a segunda ou terceira marcha. Quanto mais baixa a marcha, menos potência você estará aplicando, portanto menor o risco de patinar.

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.