Como acontece o escoamento da água em áreas rurais e nas áreas urbanas?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

No meio urbano, esse efeito pode ser creditado principalmente pela elevada impermeabilização das áreas. No meio rural, como citado anteriormente, o aumento do escoamento superficial acontece por meio da compactação do solo ou alteração na cobertura vegetal das áreas.

Assim, as áreas rurais utilizam o total de 80,7% de toda a água consumida anualmente no país. Já os centros urbanos utilizam o total de 18,3%, considerando que as indústrias ficam nas proximidades ou nos próprios centros urbanos.

Este processo provoca alterações nos ambientes, tais como desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alteração da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes.

No meio rural, como citado anteriormente, o aumento do escoamento superficial acontece por meio da compactação do solo ou alteração na cobertura vegetal das áreas. A ideia que se tem, dentro da engenharia, é substituir o antigo conceito de drenagem por outro mais amplo, que é manejo de águas pluviais.

O escoamento urbano é a conseqüência da água da chuva nessas construções artificiais. Quando chove intensamente ou por longos períodos, a água da chuva pode se acumular na superfície das estradas, telhados e demais caminhos e esse fenômeno é conhecido no setor de preparação contra inundações como: escoamento urbano.

Escoamento da água é o movimento da água pela superfície terrestre quando o solo atinge o seu limite de absorção. Com origem nas precipitações, acontece quando parte da água se infiltra no solo e o restante escoa pela superfície por causa da gravidade.

O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.

A impermeabilização do solo é a perda ou retirada da capacidade do solo de absorver água. Em termos práticos e de forma direta, é o que acontece quando uma região de terra e vegetação dá lugar ao cimento e outras formas de cobertura utilizadas em construções e que são comuns nos centros urbanos.

Zona urbana são áreas municipais com elevado adensamento populacional e formação de habitações muito próximas. Enquanto, Zona Rural corresponde a um conjunto de atividades primárias (agricultura, pesca, etc), praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

O espaço rural, como já dissemos, engloba predominantemente atividades vinculadas ao setor primário (extrativismo, agricultura e pecuária), ao passo que o espaço urbano costuma reunir atividades vinculadas ao setor secundário (indústria e produção de energia) e terciário (comércio e serviços).

A poluição da água é um dos principais problemas ambientais rurais. Esse tipo de poluição está ligado à destinação incorreta de resíduos nos cursos de água, como córregos e rios. Um dos principais elementos que geram esse tipo de poluição é a utilização de agrotóxicos.

Os principais tópicos cobrados no Enem sobre problemas ambientais são:

  • Desmatamento;
  • Mudanças climáticas;
  • Enchentes;
  • Queimadas;
  • Ilhas de calor nas cidades;
  • Poluição;
  • Riscos dos problemas ambientais para os seres vivos.

As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...

Escoamento superficial
Basicamente, quando a chuva atinge o solo, parte dela fica retida na superfície. Desse excesso retido, parcela dele infiltrará na superfície precipitada e a outra parte irá escoar para pontos não saturados por conta da força de atração gravitacional.

Os modelos mais adequados para essa situação são as bombas submersíveis, que também podem ser utilizadas para trabalhos de rebaixamento de lençol freático, captação flutuante de água bruta, estações de tratamento de água, além de aplicações diversas na construção civil e indústria.

Drenagem urbana é o sistema de manejo projetado pelo poder público do município para coletar águas provenientes da chuva e escoá-las para galerias de águas pluviais e esgotos pluviais até um curso hídrico capaz de recebe-las.

O escoamento superficial urbano está presente na maioria das cidades brasileiras. Trata-se de um problema proveniente das precipitações que atingem áreas de infiltração limitadas ou áreas impermeáveis.

Sistemas de drenagem de águas pluviais mais utilizados

  • Sarjetas. As sarjetas são sistemas de drenagem muito encontrados em ruas, estradas e rodovias. ...
  • Boca de Lobo. ...
  • Valetas. ...
  • Sistema de drenagem tipo Espinha de Peixe. ...
  • Colchão drenante.

A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação da chuva que converge os escoamentos para um único ponto de saída. Este ponto de saída é denominado exutório.

Entra em vigor imediatamente. A lei de diretrizes nacionais para o saneamento básico (Lei 11.445/2007) já encarrega o Estado pela drenagem de água da chuva em áreas urbanas. O texto modifica essa lei para incluir, no artigo 2º, o serviço de limpeza e fiscalização preventiva de bueiros e redes.