Como age um idoso com demência?

Perguntado por: rxavier . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Durante as chamadas “crises de demência”, o paciente pode apresentar um aumento na confusão, agitação, irritabilidade, agressividade, ou pode experimentar alucinações, delírios ou outras alterações no pensamento e comportamento.

A Demência Vascular ocorre por falta de suprimento sanguíneo adequado no cérebro, geralmente por causa de um acidente vascular cerebral (AVC). Os principais fatores de risco para esta doença são hipertensão, diabetes, aterosclerose, fibrilação atrial, alto nível de lipídios no sangue, tabagismo e já ter sofrido um AVC.

Tendo alta incidência no idoso, a depressão e as demências, podem trazer déficits de cognição, de memória, linguagem, funções executivas, além de gnosias e praxias, interferindo na autonomia, no desempenho social ou profissional do indivíduo.

São as seguintes características identificadas em casa fase:

  • Fase 1: Cognição normal.
  • Fase 2: Declínio cognitivo muito leve.
  • Fase 3: Declínio cognitivo leve.
  • Fase 4: Declínio cognitivo moderado.
  • Fase 5: Declínio cognitivo moderadamente grave.
  • Fase 6: Declínio cognitivo grave.
  • Fase 7: Declínio cognitivo muito grave.

Quais são as 3 fases da demência? Geralmente são designadas três fases de desenvolvimento da doença: a fase inicial, fase intermédia e a fase tardia. Os sintomas também são geralmente descritos como leves, moderados e severos, tendo em conta o nível de impacto e a forma como afetam a pessoa.

As causas não estão totalmente esclarecidas. Mas a exaustão no final do dia faz com que a pessoa com demência fique mais cansada e agitada ao entardecer. A doença também altera o raciocínio e o relógio biológico, o que dificulta diferenciar o dia da noite.

A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas. Entretanto existem outras demências que também são comuns nos idosos, como a Demência com Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

Minimize distrações e barulho – como televisão ou rádio – para ajudar a pessoa com demência a focar no que você está falando. Faço contato visual e chame a pessoa pelo nome, tendo certeza de que você tem a atenção dele ou dela antes de começar. Forneça tempo suficiente para uma resposta.

Os pacientes com demência avançada geralmente têm sintomas angustiantes, mas potencialmente tratáveis. A dor é frequente nas últimas semanas de vida, e cerca de um terço dos pacientes nesse estágio apresenta dispneia, agitação, ou aspiração.

Atualmente não há tratamento curativo para as demências neurodegenerativas ou para a demência vascular, mas algumas intervenções farmacológicas e não farmacológicas podem contribuir para aliviar os sintomas, retardar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida.

Sobre o Alzheimer e demência
O Alzheimer causa problemas na memória, pensamento e comportamento. Nos estágios iniciais, os sintomas de demência podem ser mínimos, mas pioram conforme a doença causa mais danos ao cérebro.

O que causa alucinações em idosos? As alucinações em idosos podem ser causadas principalmente por intoxicação medicamentosa (excesso de remédios e/ou a interação entre eles no organismo), alcoolismo, demência, dentre outras causas conhecidas, podendo se manifestar por meio de alucinações visuais ou ainda auditivas.

A demência pode ser causada por várias doenças incluindo a doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas, mas também por acidente vascular cerebral (AVC), tumores, doenças metabólicas e infeciosas.

Idosos repetem as perguntas porque não se sentem seguros em relação ao que está acontecendo. Não é que precisem da informação, necessitam mesmo é de serem tranquilizados, por isso a resposta deve ter esse poder de trazer segurança.

Os principais medicamentos utilizados para controlar o comportamento dos pacientes com Alzheimer e outros tipos de demência são os antipsicóticos. A utilização desses medicamentos para Alzheimer deve-se à sua expressiva potência em tratar sintomas como paranoia, delírios, alucinações e agitação.

Como conversar e lidar com um idoso teimoso
Incentive momentos de descontração. Preserve a autonomia. Tenha empatia. E lembre-se: teimosia não melhora com o tempo.

Ao contrário do que se pensa, as pessoas com demência não sentem menos dor, mas têm sim uma maior dificuldade em reconhecer e comunicar a dor, sendo por isso importante estar atento aos comportamentos sugestivos de dor.