Como agradar a geração Z?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

5 dicas fundamentais para conquistar a Geração Z

  1. 1 – Trabalhe bem os seus valores. Como eu já disse, esse público tende a avaliar uma marca através de seus princípios e valores. ...
  2. 2 – Proporcione experiências. ...
  3. 3 – Ofereça autonomia. ...
  4. 4 – Tenha um sistema dinâmico de atendimento. ...
  5. 5 – Trabalhe com influenciadores.

Estratégias de comunicação para a Geração Z

  1. Mostrar valores de forma clara. ...
  2. Ter autenticidade. ...
  3. Produzir conteúdos dinâmicos e de entretenimento. ...
  4. Usar linguagem e formato adequados. ...
  5. Promover a sensação de pertencimento.

Alguns possíveis pontos negativos que são mencionados em relação à geração Z incluem: Dependência excessiva da tecnologia: Como cresceram em um ambiente altamente conectado, alguns membros da geração Z podem enfrentar dificuldades em desconectar-se e encontrar um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline.

As reclamações se iniciaram na forma de memes que eram compartilhados através do TikTok, e logo começaram a ganhar contornos críticos mais sérios. Uma das principais reclamações que a Geração Z tem sobre os Millennials é por conta da falta de confiança às vezes excessiva deles.

A geração Z também é conhecida pela diminuição das distâncias e pela quebra de barreiras (em todos os âmbitos). Sendo assim, é preciso pensar em métodos de ensino-aprendizagem que sejam capazes de convergir múltiplas linguagens, espaços, meios etc.

Flexibilidade de trabalho
Os profissionais da geração Z preferem um modelo de trabalho mais flexível e espontâneo. A autonomia tem grande importância para eles. Apesar de ser necessário implantar um controle de desempenho, horários rígidos, monotonia e tarefas rotineiras são um convite à demissão.

Métodos de aprendizagem
E eles superam a geração anterior ao preferirem atividades presenciais com colegas (57% versus 47%), ao preferirem anotar no papel em vez de digitalmente (55% versus 46%) e ao preferirem aprender com um professor passando as orientações (39% versus 25%).

Como líder, é importante promover a criatividade e inovação, incentivando seus colaboradores a oferecer ideias e soluções criativas. Ofereça feedback regular e significativo: essa é uma geração que preza pelo feedback. Eles querem saber como estão se saindo e como podem melhorar.

Nesse sentido, para trabalhar com a Geração Z é preciso:

  1. saber ser ouvido, sem precisar gritar;
  2. fazer a equipe se sentir segura;
  3. ter confiança nas suas decisões e, claro, em si mesmo;
  4. ser um bom professor;
  5. saber aproveitar os talentos de cada um;
  6. assumir as responsabilidades pela equipe etc.

Assim, é possível falar em baby boomers, geração X, geração Y ou millenials, geração Z e alpha. A geração Z preza pela sustentabilidade e transparência. Estão engajados em causas sociais, ambientais e políticas. São nativos digitais e estão acostumados com a conectividade e o imediatismo.

A Geração Z é constituída pelas pessoas que nasceram durante o advento da internet e do crescimento das novas tecnologias digitais, como smartphones, videogames e computadores mais velozes, por exemplo.

Essa geração já nasceu num mundo bastante tecnológico e com uma qualidade de vida maior em virtude dos tempos prósperos, o que lhes conferiu autoconfiança e a busca pelo sucesso financeiro e independência pessoal. Tiveram maior tempo de estudo que a antecessora e, portanto, um maior desenvolvimento intelectual.

Jovens da geração Z podem se sentir menos felizes, de acordo com pesquisas analisadas pelo The Mental Health Million Project, porque foram afetados pela disrupção causada pela covid-19, têm dívidas altas, fazem uso excessivo de redes sociais e experimentaram um aumento do custo de vida.

Criativos e independentes. Entre as informações de destaque no material, está a de que, entre os brasileiros entrevistados, cerca de 70% pensavam em começar o próprio negócio. Até porque, a maioria também tem grandes suspeitas de como funcionam as grandes e tradicionais instituições.

Geração Z

Geração Z é a mais ansiosa, estressada e deprimida, aponta pesquisa da Vittude.