Como alimentar um calango filhote?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Dê insetos.

  1. Gafanhotos, baratas e grilos devem ser o alimento principal da dieta do lagarto. As larvas e tenébrios podem ser dados de vez em quando.
  2. Os insetos devem estar vivos, já que o réptil só come os insetos que caça.

Já em casa, o lagarto come o que lhe for oferecido, basicamente. Assim, a dieta pode ser elaborada à base de rações de qualidade próprias para ele. Porém, é importante complementá-la com outros alimentos, como folhas, frutas e boas fontes de proteína animal, como ovos, carne bovina e presas inteiras, como camundongos.

Os lagartos são ideais para quem possui pouco espaço, tempo disponível e adora animais de estimação exóticos. Pertencentes à família dos répteis, o lagarto vem ganhando espaço na vida de alguns tutores e, aos poucos, sendo considerado uma boa opção para animal de estimação.

O animal precisa de um terrário confortável com bastante espaço para andar e se esconder. Ofereça uma dieta rica em nutrientes, necessária para o desenvolvimento do lagarto e tome cuidado ao interagir com ele – se você o manusear com respeito, ele pode ser bastante sociável.

De hábitos diurnos, os calangos comem de tudo, de invertebrados a pequenos vertebrados, passando também por vegetais, o que os torna bons espalhadores de sementes.

Ele tem um porte médio que pode alcançar 55 centímetros de comprimento, vive entre 5 e 10 anos e é muito comum no Paraná, embora ocorra em quase toda a América do Sul. Parte desta abundância tem a ver com a sua adaptação a qualquer lugar de vegetação aberta e também clareiras na mata.

Naftalina Para Espantar Lagartixa
Naftalina é uma excelente alternativa para espantar lagartixa.

Com um preço que gira em torno dos R$2.500,00, o Gecko Leopardo, também conhecido como Lagartixa-leopardo, é considerado um dos répteis mais populares para se ter como pet.

O termo calango se refere a alguns lagartos, como os da família dos teídeos ou da família Tropiduridae, principalmente os de pequeno porte, Cnemidophorus, Tropidurus e outros que vivem geralmente no solo ou em pedreiras, alimentando-se de alguns artrópodes.

Curiosidades sobre o lagarto grande
Na natureza, ele se alimenta de pássaros (e as vezes até de seus ovos), pequenos mamíferos, anfíbios, vermes, crustáceos e carniça. Frutas, flores e folhas também fazem parte de sua alimentação.

Esse animal é estritamente herbívoro, se alimentando basicamente de folhagem e algumas frutas. Por outro lado, existem animais que preferem uma dieta mais baseada em proteína animal, como os Teiús, comendo ovos, pequenos mamíferos e insetos”, como explica a Educação Corporativa da Cobasi.

Assim como qualquer réptil, ela pode transmitir salmonela e a doença da lagartixa, também conhecida como platinosomose.

Os adultos de Tropidurus sertanejo podem chegar a oito centímetros de comprimento, possuem a cabeça com coloração bronze e o corpo marrom com pequenos pontos de cor salmão.

Geralmente, elas concentram-se na caça dos insetos, já que é este o seu alimento predileto. Contudo, usando métodos de limpeza, o bórax pode ajudar a afastar estes animais.

Os espinhos que cobrem seu corpo estão repletos de sulcos que atraem umidade, incluindo orvalho. Um sistema de canais leva a água até a boca do animal, que suga as gotas.

As lagartixas filhotes se alimentam dos mesmo que as adultas, ou seja, de insetos. No entanto, sua dieta varia um pouco em termos de porção, pois ingerem de acordo com seu tamanho.

Providencie uma tigela pequena e rasa, que deve ser colocada na parte fria do aquário, e preencha-a uma vez por dia com água fresca e sem cloro. Além de beber a água, a lagartixa também se banhará nela ocasionalmente. Algumas lagartixas se hidratam com a água borrifada no viveiro e nem chegam a tocar na água da tigela.

Na natureza vivem geralmente em árvores, e encostas rochosas. Se se sentem em perigo, se escondem rapidamente, mas se capturados se fingem de mortos, como fazem os gambás.. Algumas espécies apresentam capacidade de camuflagem similar à do camaleão.

Não o ameace ou pegue com as próprias mãos, pois isso pode fazer com que a cauda caia ou ele o morda.