Como amolecer caroço de pus?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde.

Se ainda há enduramento, é preciso fazer bastante compressa de água morna para amolecer, além disso você precisa procurar um Ps para avaliar a necessidade de antibioticoterapia.

Em geral, os furúnculos se rompem espontaneamente após alguns dias. Na maioria dos casos, compressas úmidas com água quente, pelo menos 3 vezes por dia, são suficientes para acelerar a drenagem espontânea.

Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. Cortar a folha da babosa ao meio, no sentido do comprimento da folha e com uma colher retirar parte da sua seiva.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

O furúnculo é uma infecção intensa do foliculo pilo-sebáceo,portanto a região acometida sofre muita inflamação e o processo de cicatrização pode levar a um endurecimento local, que em alguns casos pode até ser permanente.

Ao optar pela compressa, pegue uma toalhinha limpa ou um pano e mergulhe-o em água quente; com cuidado, deixe-o sobre o ferimento por cerca de três ou quatro minutos, sem aplicar pressão. Depois, retire a compressa e, com bastante delicadeza, passe o pano sobre a superfície da lesão, removendo o pus que se soltou.

A pomada de Belladona, remédio antigo e poderoso no tratamento de furúnculo, neste caso o faz a vir a furo (expelir o pus) em geral no mesmo dia da aplicação, aliviando completamente a dor que esse tipo de abscesso causa. Não se deve passá-la na região dos olhos, na boca ou mucosas.

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Não é recomendado espremer, pois fazendo isso em casa a chance de contaminar a ferida com bactérias da sua própria mão e pele é grande. Assim, você estaria colocando outros tipos de bactérias e microorganismos em uma ferida sua que está "aberta".

Não é indicado tentar drenar o abscesso pressionando-o. Isso pode empurrar o material infectado para os tecidos mais profundos. Não enfie uma agulha ou outro instrumento pontiagudo no centro do abscesso, porque você pode ferir um vaso sanguíneo subjacente ou fazer com que a infecção se espalhe.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

Veja se você deve drenar a bolha.
Normalmente, você não deve mexer numa bolha que não estourou para evitar agravar a situação e piorar a infecção. Mas se ela estiver numa articulação e em locais que estão exercendo pressão sobre ela, você pode drená-la. Drenar o pus pode aliviar a pressão e reduzir a dor.

Sua presença serve para mostrar infecção ativa em andamento. Pus contém neutrófilos que morreram depois de fagocitar bactérias, algumas células mortas, tecido, bactérias presas e leucócitos. Todo esse material forma uma substância amarela, grossa que parece tão nojento.

O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

De 5 a 7 dias, dependendo é claro do tipo de infecção e do tratamento empregado pelo paciente.

O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.