Como aprendemos Se aprendemos a ser assertivo?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Falaremos mais detalhadamente sobre isso nos tópicos a seguir!

  1. Saber ouvir e dar feedbacks. ...
  2. Focar na resolução de um problema e não na identificação de culpados. ...
  3. Comunicar de forma clara e não agressiva. ...
  4. Saber dosar firmeza e flexibilidade. ...
  5. Assumir erros e compartilhar acertos. ...
  6. Pensar antes de falar e agir.

2. A assertividade aumenta sua autoconfiança e autoestima. Você pode se considerar uma pessoa assertiva quando é honesto sobre seus sentimentos e percepções.

A pessoa assertiva, de acordo com a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é aquela que demonstra uma conduta equilibrada. Ela expressa opiniões e desejos sem, no entanto, desrespeitar as necessidades dos outros. “Ser assertivo não significa atacar ou ignorar os sentimentos dos outros.

Comportamento Assertivo. Contrastando com os outros comportamentos, o comportamento assertivo significa exprimir os seus próprios sentimentos, necessidades, direitos e opiniões mantendo o respeito pelos sentimentos, necessidades, direitos e opiniões das outras pessoas.

A pessoa que possui estas qualidades demonstra comportamentos como autoconfiança, sinceridade e honestidade. A assertividade é a capacidade emocional e poder de ação que um indivíduo tem ao posicionar-se perante os outros e principalmente consigo mesmo.

5 Dicas para se tornar uma pessoa mais assertiva

  1. 3.1 1. Conheça a si mesmo e aos seus direitos.
  2. 3.2 2. Comunique com confiança seus desejos e necessidades.
  3. 3.3 3. Compreenda que você não tem controle sobre o comportamento alheio.
  4. 3.4 4. Expresse seus sentimentos de forma positiva.
  5. 3.5 5. Receba bem os feedbacks.

A pessoa assertiva tem domínio dos assuntos que acredita, apresenta suas opiniões de maneira clara e busca chegar a um acordo nas discussões que enfrenta. Assim, não tenta “ganhar” debates, mas respeita seu interlocutor e busca um ponto de equilíbrio.

Uma pessoa assertiva se comunica de forma madura e honesta, raramente apresentando comportamentos passivos ou agressivos. Isso porque os assertivos sabem exatamente o que querem para sua vida, posicionando-se sempre de forma firme e educada.

Uma pessoa assertiva consegue defender seus direitos e os de outras pessoas da melhor maneira possível, com tranquilidade e equilíbrio. Na prática, a agressividade representa nos nossos desejos próprios e a passividade os desejos alheios. A assertividade se encontra no meio entre essas duas emoções / sentimentos.

Dicas para ter uma comunicação mais assertiva

  1. 1 - Aprenda a entender o outro. ...
  2. 2 - Aprenda a ouvir na essência. ...
  3. 3 - Atenção à sua fala. ...
  4. 4 - Acerte o momento. ...
  5. 5 - Tenha embasamento. ...
  6. 6 - Seja um bom intermediador. ...
  7. 7 - Busque evolução contínua. ...
  8. Sobre o autor.

Ser uma pessoa assertiva permite lidar melhor com os confrontos, ter menos estresse, ser mais autoconfiante, saber agir com mais tato, melhorar sua credibilidade e lidar com mais inteligência em situações de manipulação e chantagem emocional.

A assertividade se refere à capacidade de aplicar nossos direitos de maneira adequada e respeitando sempre os demais. Saber dizer “não”, por exemplo, é um claro exemplo de que a pessoa goza de uma assertividade saudável.

O intuito é personalizar o processo de ensino e aprendizagem, respeitando as individualidades e, ao mesmo tempo, considerando a coletividade para o alcance de resultados benéficos para todos nas diversas esferas sociais de convivência.

Quais são os benefícios da comunicação assertiva? Promover uma comunicação assertiva permite um alinhamento entre os colaboradores e a empresa, fator que aumenta a produtividade do negócio. Além disso, melhorar a comunicação interna pode ainda aperfeiçoar a comunicação externa da empresa.

Ser assertivo é saber ouvir a opinião alheia e discutir a temática sem agressividade, prezando sempre pelo equilíbrio. Assim como é preciso ser honesto na hora de dizer o que pensa, é necessário também saber ouvir a crítica sem que isso afete a autoestima e a autoconfiança.

5 passos para uma comunicação mais assertiva

  1. Domine o assunto. Preparar-se antes de falar é fundamental para garantir uma comunicação assertiva. ...
  2. Saiba ouvir. Respeite a opinião dos demais. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Escolha bem as palavras. ...
  5. Preste atenção naquilo que você não diz.

De forma simplificada, uma pessoa é assertiva quando diz “não” quando quer dizer “não” e diz “sim” quando quer dizer “sim”. O desequilíbrio da assertividade pode refletir tanto na passividade quanto na agressividade, aspectos nocivos nas relações pessoais e profissionais.

Você também pode ser não-assertivo quando evita o olhar direto para as pessoas, a fala é vacilante, a postura do corpo é tensa, os movimentos são estranhos. Isso é ser não-assertivo. Uma forma não assertiva sutil pode ser percebida quando um não respeita a capacidade do outro em lidar com os problemas.

Comunicação assertiva, portanto, é a capacidade de expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma que os outros entendam facilmente. Tudo de maneira direta, mas respeitosa, sem deixar de lado as emoções de quem escuta. Isso inclui mesmo conversas que podem parecer difíceis, como pedir ou negar um favor.

Não-assertividade ocorre quando a pessoa não expressa os seus sentimentos ou seus pensamentos ao interlocutor, emitindo, muitas vezes, comportamentos contra a própria vontade, ou deixando de defender-se por medo de prejudicar sua relação futura com o interlocutor.

O comportamento que torna a pessoa capaz de agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade indevida, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, ou a exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios, é denominado de comportamento assertivo.