Como aprender uma profissão?

Perguntado por: erodrigues . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos
  1. Reflita sobre suas áreas de interesse. O primeiro passo é fazer um exercício de autoconhecimento, buscando compreender os motivos pelos quais você deseja iniciar uma nova carreira. ...
  2. Identifique duas habilidades e competências. ...
  3. Faça pesquisas sobre o mercado de trabalho. ...
  4. Estabeleça metas. ...
  5. Invista em capacitação.

7 Profissões mais bem pagas no Brasil

  1. Medicina e Saúde. As áreas que lidam com qualidade de vida e saúde tendem a oferecer salários altos aos profissionais. ...
  2. Engenharia. ...
  3. TI – Tecnologia da Informação. ...
  4. Direito. ...
  5. Marketing. ...
  6. Recursos Humanos. ...
  7. Administração e Finanças.

Vendedor. Esta é uma profissão muito comum que não exige formação superior. É importante ter uma ótima comunicação para conseguir conquistar o cliente e em algumas situações do cotidiano de trabalho entender funções matemáticas (porcentagem, por exemplo).

Como recomeçar a vida profissional

  1. Reveja suas ações. ...
  2. Aprenda com os fracassos. ...
  3. Trace um novo caminho. ...
  4. Confie em você ...
  5. Descubra quais são seus motivadores. ...
  6. Saiba enxergar oportunidades. ...
  7. Planeje. ...
  8. Prepare-se.

O que pode causar falta de concentração? O estresse e a ansiedade causados pela pandemia podem prejudicar a concentração no trabalho, especialmente se ocorreram mudanças e adaptações na modalidade, como a adesão ao home office.

Pesquisas apontam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão. Conflitos, indecisão, falta de orientação adequada, falta de autoconhecimento… muitos podem ser os motivos.

Entre os setores que mais contratam na atualidade, estão o Agronegócio, o setor Farmacêutico e o da Tecnologia. Há grande demanda por profissionais com conhecimento na área cível, principalmente devido aos efeitos da pandemia, que aumentaram as necessidades de reestruturar dívidas corporativas e renegociar contratos.

Não há, oficialmente, nenhuma lei que vai te impedir de entrar em um banco por causa da sua idade. Na prática, assim como em qualquer profissão, há sempre o receio de se deparar com uma empresa que dá preferência aos profissionais mais jovens, por exemplo, ou àqueles que já têm experiência sólida no mercado.

6 dicas que podem fazê-lo se destacar na vida profissional

  1. 1º dica: adquira experiência o quanto antes. ...
  2. 2º dica: comprometa-se com as metas. ...
  3. 3º dica: comunique-se. ...
  4. 4º dica: contribua sempre que necessário. ...
  5. 6º dica: assuma riscos e responsabilidades.

Vagas de emprego para trabalhadores acima de 40 anos
Mesmo que a limitação de idade não esteja descrita na vaga, mas seja subjetiva, a exclusão não é permitida por lei.

Profissional de nível técnico
Profissões técnicas de vários segmentos têm sofrido com a baixa procura das pessoas, o que tem ocasionado na escassez de mão de obra, principalmente no setor de construção civil, eletricidade, processos de produção e automação industrial.

1. Secretária ou Assistente Administrativa. Este é normalmente um cargo de suporte que atende clientes, presta assistência para cargos superiores, cuida do trânsito de correspondências, atende aos telefonemas e organiza a documentação interna e externa.

Diretores de Empresas
Isso faz com que os seus salários sejam bem acima da média de um brasileiro comum. Em alguns setores, como, por exemplo, o varejo de luxo, os salários médios dos diretores gerais chegam a 100 mil reais, segundo os dados do Estudo de Remuneração 2022, da consultoria Michael Page.

Mais uma das profissões que pagam bem e não precisam de nível superior. Atletas profissionais como jogadores de vôlei, tênis, futebol, basquete, pilotos de automobilismo, ginastas e boxeadores, não precisam ter faculdade no currículo e podem ganhar um altíssimo salário.