Como bloquear CPF clonado?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

O que fazer se meu CPF foi clonado?

  1. Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência);
  2. Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar que não era você a usar o documento em determinada situação;
  3. Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos.

O que fazer se você tiver documentos clonados?

  1. Passo nº1: Faça um boletim de ocorrência.
  2. Passo nº2: Identifique as suspeitas de fraudes e clonagem.
  3. Passo nº3: Relate as transações à polícia.
  4. Passo nº4: Registre avisos de documentos clonados.

Por TechTudo

  1. Consulte o Registrato, do Banco Central. O Registrato, sistema do Banco Central, permite monitorar as contas bancárias associadas ao CPF e conferir se existem movimentações desconhecidas que possam indicar fraude. ...
  2. Consulte o CPF na Serasa Experian. ...
  3. Consulte o banco de dados do SCPC.

Posso ficar negativado quando outra pessoa usou meu CPF? Sim, se alguém usar seu CPF de forma indevida e contratar algum serviço em seu nome, e não pagar, você pode ficar com o nome negativado, também conhecido como nome sujo.

Dependendo dos dados vazados, os criminosos conseguem até abrir contas bancárias ou fazer grandes compras em nome da vítima. Além disso, é comum que criminosos realizem fraudes envolvendo cartão de crédito.

A clonagem é feita por meio da digitalização do documento em que se pretende clonar. A partir daí, ele sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.

Caso esse tipo de situação aconteça com você, a principal orientação é conectar-se ao site Registrato do Banco Central. Nessa plataforma, o cidadão consegue monitorar a utilização de seu CPF para saber se foram realizadas aberturas de contas, empréstimos ou solicitados demais serviços.

Se dá para clonar bichinhos, é possível clonar RG, CPF, passaporte, celular e cartões. Para animais e plantas, a clonagem usa o DNA (molécula presente em nossa célula, que define nossas características físicas). E assim é possível criar outro ser quase que idêntico ao original.

Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Não é possível contratar qualquer tipo de empréstimo na Sim usando o nome de outra pessoa, nem dados de terceiros. Temos um rigoroso processo de análise de dados para evitar fraudes. Por isso, solicitamos aos clientes em todos os pedidos de empréstimo uma selfie e um documento com foto (CNH ou RG).

O Banco Central é outra alternativa para que você consiga saber se tem algum cartão de crédito no seu nome. Nesse sentido, o consumidor pode ter acesso ao Sistema Registrato, em que é possível ter acesso a informações como endividamento e mais: Relacionamentos no Sistema Financeiro Nacional e operações de câmbio.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser cancelado apenas quando houver duplicidade de cadastro, ou seja, dois CPFs para uma mesma pessoa, ou por decisão judicial. O CPF é único, individual e intransferível.

Consulta de CPF no Registrato, do Banco Central
O Registrado é uma plataforma do Banco Central onde o consumidor pode verificar se o seu CPF foi usado para abrir contas ou se há movimentações suspeitas em instituições financeiras que possam acender o alerta de possíveis fraudes.

É preciso ir até uma Unidade da Receita Federal com documentos pessoais originais, inclusive o CPF atual para comprovar a multiplicidade. O atendente irá realizar o cancelamento se for identificada realmente a situação.

A clonagem do cartão é uma falha de segurança e por isso, o banco tem obrigação de arcar com o ocorrido. Caso o mesmo se recuse a estornar os valores gastos, o cidadão pode abrir um processo judicial contra ele.

Cubra o teclado ao digitar a senha
É possível que alguns estabelecimentos tenham câmeras estrategicamente posicionadas e apontadas na direção do teclado, então procure dificultar a visualização da digitação da senha. Isso também vale para as operações realizadas nos caixas eletrônicos.

A pena para quem usa cartão clonado é de até oito anos de prisão para estelionato qualificado.

O recomendado por especialistas é utilizar o CPF como chave pix apenas em locais seguros. “É o caso de pagamentos para pessoas ou empresas com as quais você já se relaciona”, explica o diretor de cibersegurança da Psafe, Emilio Simoni.

Basta entrar no site do serviço da Receita Federal, inserir seus dados e, logo em seguida, a emissão da certidão contendo a situação do seu CPF acontecerá em seguida. Se você pretendia aprender a consultar compras feitas com o CPF, agora também aprendeu como consultar a sua situação diante do mercado e da Receita.