Como calcular número decimal com número inteiro?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Dividir um número inteiro por um número decimal

  1. Multiplicar o divisor pela unidade seguida por tantos zeros quanto os dígitos decimais que queremos eliminar (3,6 x 10 = 36).
  2. Multiplicar o dividendo pelo mesmo número que multiplicamos o divisor (278 x 10 = 2780).

Os números decimais são caracterizados por ter uma parte inteira e uma parte decimal separadas por uma vírgula. De modo geral, dizemos que números decimais não são inteiros, pois eles representam quantidades “quebradas”, ou seja, partes fracionadas de algo inteiro.

Adição e subtração de números inteiros
Caso sejam todos positivos, somamos ou subtraímos como números naturais. Ao somar números inteiros positivos, adicionamos seus valores e o resultado será sempre positivo. Se os todos os números forem negativos, somamos seus valores e o resultado será sempre negativo.

Os números decimais têm origem nas frações decimais. Por exemplo, a fração 1/2 equivale à fração 5/10 que equivale ao número decimal 0,5.

Para responder, considere a fração 2/5. >> Escreva-a na forma decimal: 2/5 = 0,4 = 0,40 = 40%. >>

Nesse caso para transforma a fração 3/4 em número decimal devemos efetuar a divisão que essa fração representa. Sendo assim temos que o número resultante da fração 3/4 é 0,75 , número o qual possui 2 casas decimais. Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!

0,33333

O número 1/3 (um terço) em representação decimal assume a forma: 0,33333… com uma infin...

¼ (um quarto) que corresponde a 0,25.

0,1111

O número de casas decimais do período pode ser qualquer número inteiro positivo. Exemplos com período de 1 dígito: 1/9 = 0,1111.....

Um número é conhecido como inteiro se ele for um número natural, n, ou o oposto de um número natural, –n. Z = {… -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...} Note que o conjunto dos números inteiros vai de menos infinito até mais infinito.

Correspondem aos números positivos, negativos e o zero
Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

Para adição ou subtração de números representados na forma decimal, devemos observar que:

  1. Algarismos que ocupam a mesma ordem devem ficar na mesma coluna, com uma vírgula alinhada à outra.
  2. Adicionamos e subtraímos as unidades de mesma ordem entre si.
  3. Colocamos no resultado a vírgula alinhada com as demais.

0,75 = setenta e cinco centésimos
Portanto, a leitura do número 0,75 é igual a setenta e cinco centésimos.

A afirmação de que alguns computadores devolvem o parâmetro inválido em mensagem de erro "2 + 2 = 5 para valores muito grandes de 2 e valores muito pequenos de 5" é uma piada do meio da ciência da computação sobre arredondamento e estimativa.

Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo: 1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.

A fração 3/5 corresponde ao número 0,6 em números decimais.

Exemplos de Potenciação. Logo, A expressão 52 equivale a 25.

Se dividirmos 2 : 9 chegaremos a 0, 2222.... . repete nas casas decimais é o 63.

Conhecemos como decimais aqueles números que possuem vírgula, ou seja, que possuem uma parte que não é inteira. Nas relações financeiras, é comum nos depararmos com números decimais, que na nossa moeda são representados pelos centavos — R$ 7,25, sete reais e 25 centavos, por exemplo.