Como calcular o valor de pH?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.

Pode-se medir o pH de uma solução usando um indicador universal. As tiras de pH, também conhecidas como indicadores ácido-base, auxiliam na leitura do pH de soluções aquosas.

O pH é uma escala logarítimica, nunca negativa, que varia de 0 a 14. Com valor entre 0 e 7, diz-se que o meio é ácido. Se o valor for igual a 7, então o meio é neutro. Já se o valor fica entre 7 e 14, então o meio é básico.

Ele varia entre 5 e 8 nas águas vendidas na região. Mas o pH ideal deve variar entre 7 e 9,5, mais alcalino.

6-6

O pH do leite fresco varia de 6,6-6,8 a 20ºC. Se for proveniente de glândulas mamárias inflamadas, como mastite, fica com pH levemente alcalino (7,3 a 7,5)7.

5

O pH da Coca-Cola é em torno de 2,5. A maioria dos alimentos e bebidas é ligeiramente ácida, como, por exemplo: iogurte, limonada, suco de laranja e geleias. O pH baixo da Coca-Cola tem uma função importante: intensificar o sabor e evitar o desenvolvimento microbiológico.

Dessa forma, basta dividir a massa (m) da matéria por sua massa molar (M). A massa molar é determinada pela multiplicação da quantidade de átomos do elemento por sua massa atômica. Em seguida, somam-se todos os resultados encontrados. A unidade dessa massa é o g/mol.

O mais conhecido é o extrato de repolho roxo, em que basta você bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador, filtrar e, pronto, você tem um ótimo indicador natural. Se você usar menos água para a mesma quantidade de repolho, obterá um indicador mais concentrado e de coloração mais intensa.

Veja como ele pode ser determinado a seguir:

  1. colog [H+] = - log [H+] pH = - log [H+] [H+] = 10-pH, em mol/L.
  2. pOH = - log [OH-] [OH-] = 10-pOH, em mol/L.
  3. Kw = [H+] . [ OH-] = 1,0 . 10-14 mol/L. ...
  4. pH = - log [H+] pOH = - log [OH-] pH = - log 1,0 . 10-7 pOH = - log 1,0 . ...
  5. - log ([H+] . [ OH-]) = - log 1,0 . 10-14

Conforme destacamos anteriormente, o medidor de pH é um instrumento utilizado para aferir a acidez ou alcalinidade de uma determinada solução. Ele é formado por um eletrodo (sensor) conectado a um potenciômetro. A partir dessa estrutura, é feita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.

A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.

A escala do pH é uma escala numérica adimensional utilizada para avaliar se uma substância é ácida ou básica (Figura 1). Os químicos definem ácido como uma substância que produz iões positivos de hidrogénio (H+), quando dissolvida em água.

14 a 2

Os resultados mostram que as variedades de limão apresentam características ácidas diferentes, com pH variando de 2,14 a 2,83 no suco concentrado, que se matem mesmo depois de diluições, mas que se concentram na faixa de pH entre 2,0 e 2,5 na maioria das amostras.

Para saber sobre a quantidade de acidez, neutralidade ou alcalinidade presente na água, especialistas utilizam aparelhos como medidores ou fitas medidoras de pH. Também existem possibilidades de métodos caseiros (que, aliás, não sabemos se são eficientes ou não).

O sangue normalmente é levemente básico, com pH normal na faixa de cerca de 7,35 a 7,45. Normalmente, o corpo mantém o pH sanguíneo próximo de 7,40. O médico avalia o equilíbrio ácido-base da pessoa, medindo o pH e os níveis de dióxido de carbono (um ácido) e bicarbonato (uma base) no sangue.