Como chama a pessoa que gosta de ser humilhada?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Conhecidas como masoquistas, essas pessoas apresentam comportamentos autodestrutivos e buscam na dor uma maneira de preencher sua necessidade por amor e prazer. Para isso, o masoquista se autoflagela ou provoca situações para ser humilhado e explorado.

Caracteriza-se por utilizar a agressividade, infringir dor ou humilhação no intuito de obter prazer sexual. Alguns parceiros utilizam estes meios para apimentar a relação e aumentar o nível de excitação, como é o caso do sadomasoquismo. Porém, a característica sádica vai além do âmbito sexual.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um comportamento caracterizado pelo padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros que se inicia na infância ou começo da adolescência e continua na idade adulta.

Psicopatia, sociopatia ou transtorno da personalidade antissocial é um distúrbio, de difícil diagnóstico, caracterizado por falta de empatia em relação ao outro e desprezo pelas obrigações sociais.

Um indivíduo de personalidade sádica nada mais é que alguém que sente prazer com o sofrimento alheio. Indo na contramão do senso comum, algumas pessoas saboreiam quando percebem que alguém está sofrendo por algo. Independente se ele é o causador ou não, o importante é que se satisfaça com a dor dos outros.

Ao mesmo tempo que sofremos com a dor que a emoção provoca, também sentimos o prazer que ela sente por se fortalecer e sobreviver. Pela nossa falta de autoconhecimento nos enganamos e nos confundimos com os pensamentos e emoções que passam pela nossa mente e corpo. Achamos que somos essas emoções.

O psicanalista declara: -“O sujeito goza em seu sofrimento”. O povo traduz: – “As pessoas gostam de sofrer”. Todo mundo sabe disso, usa a expressão com frequência, mas acha que é brincadeira por não ser possível, em sã consciência, alguém gostar de sofrer. E, no entanto, isso é muito comum.

o psicopata possui um único medo, o medo da punição, por isso muitos não praticam crimes violentos, mas sempre praticam transgressões, como por exemplo, a prática de fraudes. Diferentes dos seres humanos normais, que possuem diversas formas de medo.

Estudando todos eles, se questionando qual o ponto fraco de um psicopata, a resposta é o ego dessas pessoas. A autoestima é a maior falha dos psicopatas em qualquer situação em que se envolvam. Ou seja, os mesmos são vaidosos, se privando de inseguranças e se achando o ápice da evolução social.

Por exemplo, se alguém está com raiva, não tem consideração pelos outros e não sente nenhuma culpa por ferir os outros. Eles podem chorar como atores. Fingir que se importam ou fingir tristeza. Sim, eles choram quando querem.

Os principais sinais e sintomas de psicopatia, que ajudam a identificar uma pessoa psicopata são:

  1. Falta de empatia. ...
  2. Comportamento impulsivo. ...
  3. Falta de controle da raiva. ...
  4. Egocentrismo. ...
  5. Falta de remorso.

Pessoas com este transtorno apresentam um comportamento de indiferença em relação ao outro. A ausência de remorso e moralidade são traços marcantes, já que são frios em sua essência. Por isso, é comum terem vários casos amorosos ao mesmo tempo já que o sexo para eles é uma forma de poder e controle.

Psicopatas são mais frios e calculistas, enquanto os sociopatas tendem a agir de forma mais impulsiva e irresponsável. Psicopatas tendem a ser manipuladores e mentirosos natos. Por isso, aparentam ter uma vida normal e relações sociais saudáveis.

A psicopatia tem origem em fatores genéticos ou hereditários. Já a sociopatia tem origem em fatores sociais, como traumas infantis, má socialização e abusos na infância.

O psicopata seria teatral, possuindo a dissimulação como comportamento central. Produzem crimes hediondos sem sentir emoções quanto à dor de outrem, sendo capazes de ocultar intenções na relação pretendida. Já os sociopatas criam conflitos sociais, associados ao crime.

Os pacientes dizem: “Agora não vejo mais graça em nada, as coisas perderam o sabor, não vibro com mais nada…”. A anedonia é um sintoma central das síndromes depressivas, podendo ocorrer também em quadros esquizofrênicos e em transtornos da personalidade.

É a perda da satisfação e interesse em realizar as atividades do dia a dia, como tomar um café com os amigos, passear com o cachorro ou levar os filhos num passeio diferente, por exemplo, que antes eram consideradas agradáveis.

Anedonia é a dificuldade ou incapacidade de uma pessoa em sentir prazer ou se motivar a realizar atividades que antes eram prazerosas. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a doença atinge cerca de 70% dos pacientes com depressão. Os números da doença são altíssimos.

Isso pode acontecer por conta de crenças limitantes que o indivíduo carrega, por baixa autoestima ou até mesmo pelo hábito da autossabotagem.

Significado de Masoquista
Indivíduo que sente prazer sexual através da dor física, do sofrimento ou da humilhação de si próprio. [Figurado] Quem se caracteriza socialmente como uma pessoa que busca o sofrimento, que tende a se sentir bem ao ser humilhado ou se satisfaz com isso.