Como chama apresentação de ballet?

Perguntado por: dourique8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O que é o ballet de repertório? Esse tipo de apresentação, considerado por muitos como o ballet mais famoso do mundo e que vem do francês ballet d'action, é um tipo de espetáculo caracterizado por apresentar uma história completa dentro dele.

É preciso conhecer a peça a que se propõe a montar. O ideal é sempre usar como referência aquelas performances executadas à risca, montadas com fidelidade em relação aos originais. Na hora da montagem, qualquer alteração deve ser justificada, pois as peças são verdadeiros patrimônios culturais da Humanidade.

Ballet Clássico: o mais conhecido e ensinado tipo de ballet é o clássico. Neste estilo, usam-se técnicas tradicionais e métodos de ensino, que podem variar de acordo com a escola.

Balé (do francês Ballet) é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.

O Ballet promove uma postura ereta, verticalidade corporal, alongamento e fortalecimento muscular, disciplina, harmonia, leveza e simetria. Auxilia na postura, no desenvolvimento musical, na prática da disciplina constante, no equilíbrio, coordenação motora e no fortalecimento muscular de pernas, abdome e glúteos.

As oficinas de ballet contemplam o objetivo 3 do que trata das competências dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Um tutu (pronuncia-se “titi” ou tutu) é uma parte do vestuário do ballet, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu. Esse nome foi dado a partir de 1881.

Fouetté significa “chicote”: é um movimento giratório desenvolvido em séries em que a perna de trabalho é estendida (chicoteia) para o lado à medida que o bailarino gira sobre a perna de apoio e se fecha novamente no passé.

Pirueta en dedans: uma pirueta que gira para dentro. O corpo volta-se para a perna de apoio, por isso, se o dançarino gira sobre o pé direito, o dançarino se vira para a direita. Pirueta en dehors: a pirueta que gira para fora.

Quais são os balés de repertório mais famosos no mundo?

  • O Quebra-Nozes.
  • Coppélia.
  • O Lago dos Cisnes.

Apesar de novas variações do ballet terem surgido com o passar dos anos, essa expressão artística ainda tem muita força e é reconhecida em duas grandes vertentes: o ballet clássico e o ballet contemporâneo.

Para ser registrado, atualmente, é necessário DRT, faculdade Educação Física ou de Dança. Existe uma Lei que está em votação desde 2016, onde diz-se que todas as pessoas formadas em Dança, Educação Física ou tiverem o DRT e que antes da Lei ser aprovada, elas estiverem dando aulas de Dança, terão o direito ao registro.

Portanto, a resposta à pergunta inicial, Balé ou Ballet, é que ambas estão corretas, já que possuem o mesmo significado. Pode-se usá-las sem preocupação, embora o termo ballet seja mais apropriado à dança clássica, já que esta usa o idioma francês em sua terminologia.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A pantomima, então, de certa forma, se tornou uma linguagem universal dentro do ballet clássico. Todos conhecem, por exemplo, os gestos abaixo, que simbolizam, casamento, por favor, “vamos dançar”, porque, morte, medo, promessa, amor, dentre muitos outros que são vistos nos ballets.

É a capacidade de ouvir qualidades e estruturas sutis na música e depois comunicá-las através da sua dança. E mesmo a musicalidade é uma habilidade possível de ser treinada e melhorada.

Como características principais do Ballet Clássico, temos: a técnica e a busca pela perfeição como base conceitual; postura ereta do dançarino (trabalho do corpo na posição vertical-alongada); o uso da música clássica; e movimentos executados com o pé na posição em dehors (o giro dos pés e pernas para fora).

O ballet foi criado no século 15 pelos nobres italianos em período renascentista, com o objetivo de promover entretenimento para pessoas da corte em festas aristocráticas. Tratavam-se de espetáculos com enredos teatrais e a disseminação de sua prática se estendeu até a Inglaterra, a Rússia e a França.

Itália

O ballet nasceu em 1489, em Itália, quando se realizou um espetáculo por ocasião do casamento do duque de Milão. Nessa altura, só havia bailarinos masculinos, já que as mulheres não estavam autorizadas a dançar e as roupas eram pesadas, o que limitava a variedade de passos.