Como chama o papel de livro?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Também conhecido como papel sulfite, mas com maior qualidade, o papel offset se trata do tipo mais usado no mercado de livros.

O papel usado para impressão de um livro tem a função primordial de servir como suporte para o texto e apresentar uma experiência agradável de leitura. Dependendo do tipo, ganham o leitor e autor, mas se a escolha do papel for errada, esse processo pode se tornar desagradável.

Um livreto é um pequeno livro e podem ser produzidos de diversas formas e tamanhos. Geralmente possuem formato A5, de 8 à 24 páginas, com capa de papel e acabamento em grampos. Seu número de páginas é sempre divisível por 4.

Colofão. É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão. Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária.

O papel offset é fosco e branco dos dois lados, parecido com o papel sulfite. Possui alta resistência contra umidade e absorve mais tinta que os outros papéis por não conter nenhum tipo de revestimento. Além disso, é um dos papéis mais baratos do mercado.

Papel couché vs papel comum
O papel couché nada mais é que um papel offset recoberto com um revestimento composto por carbono de cálcio, caulin, látex, entre outros aditivos, com a finalidade de proteger as fibras e deixá-lo mais liso e absorvendo menos tinta.

Papel offset
Assemelha-se ao papel sulfite, porém suas características técnicas são diferentes. Por ser macroporoso, esse papel absorve muito mais tintas, dando ao impresso um aspecto “lavado”, sem vida. Sua vantagem é que podemos escrever e fazer anotações nesse papel.

Destinado para impressões em geral como: cadernos, agendas, blocos, folhetos, calendários, postêres, tablóides, relatórios anuais, malas diretas, formulários contínuos e envelopes.

Se a impressão for editorial, ou seja, para livros e apostilas, recomenda-se papéis fabricados com coloração levemente amarelada e com opacidade alta. Isso ajuda a evitar o cansaço visual e transparência de uma figura ou texto no verso da folha.

Brochura é um acabamento feito com colagem que suporta materiais com grande número de páginas. A encadernação deixa a lombada “quadrada”. O acabamento em PUR consiste em empilhar todas as páginas em um bloco e alinhá-las.

O valor varia muito e depende de vários fatores, mas pode-se chegar em uma média de R$ 200,00 a 400,00 para livros com até 300 laudas (sendo cada lauda 1250 caracteres com espaços).

O Livreto, também chamado de livro pequeno, é uma excelente opção para você que precisa de um impresso gráfico com poucas páginas e não abre mão dos acabamentos sofisticados. A Fábrica do Livro oferece o Livreto em diferentes formatos para você personalizar o impresso conforme o conteúdo contido no documento.

O livreto consiste em um livro pequeno, feito de papel em formatos menores e com uma quantidade de páginas menor que a de um livro comum (de 8 à 24 páginas).

A folha de rosto é um elemento pré-textual, ou seja, é colocada antes do conteúdo propriamente dito do trabalho. Ela é obrigatória e deve conter todos os dados essenciais para identificação do trabalho. A folha de rosto compreende o verso e anverso com dados específicos em cada lado da folha.