Como chocar um ovo de Quero-quero?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

O quero-quero tem um ninho de incubação mas não usa material: a fêmea deposita os ovos diretamente no chão e senta-se sobre eles para incubá-los. O local de postura é sempre o mesmo do ano anterior.

Alimentação: Moluscos e insetos. Reprodução: Ocorre geralmente na primavera, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos. Fazem ninhos no próprio solo e colocam ovos com formato de pião ou pera, assim não rolam para fora do ninho, apenas no próprio eixo, sendo manchados, assim se camuflando no solo.

Entre os principais predadores naturais de Vanellus chilensis estão o gavião, Caracara plancus, o urubu, Coragyps atratus, a coruja, Speotyto cunicularia.

O quero-quero tem um ninho de incubação mas não usa material: a fêmea deposita os ovos diretamente no chão e senta-se sobre eles para incubá-los. O local de postura é sempre o mesmo do ano anterior.

Apesar de os seres humanos se concentrarem no ovo de galinha – e, na falta de vigor, de codorna -, os ovos de todas as aves podem ser comidos.

18 dias 16 dias.

O quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres.

No momento em que ultrapassam 60 dias de vida, os jovens têm uma plumagem igual à dos adultos e começam a voar.

As aves Anhumas e Quero –Quero são consideradas Sentinelas do meio, as Anhumas alertam para proteger o meio ambiente e os Quero – Quero gritam para proteger as crias.

Ocupa campos, margens de rios e brejos, com vegetação baixa e dominada por gramíneas. Acostuma-se com a presença humana, aparecendo em gramados, pastos e áreas alteradas, com pouca vegetação arbustiva ou adensada. Muito agressivo, ataca outros quero-queros entrando no território.

Canto de quero-quero
Esse som deu origem ao seu nome popular. A vocalização é um sinal de defesa contra invasores de ninhos. Na natureza, dia e noite, o canto do quero-quero acaba por sinalizar a presença de predadores também para outras espécies, porque, diante do perigo, esses pássaros são os primeiros a gritar.

no chão pronto para espantar o invasor é que a vida do quero-quero é no chão é ali que eles comem se reproduzem e se garante na Fuga e defesa contra predadores. e não pousar em árvores é algo instintivo não quero quero mas.

Você pode usar imagens de gaviões, corujas e falcões, por exemplo. É importante que você coloque essa figura em vários lugares da casa. Outra dica sobre esse método é fazer um espantalho que se mova com o vento, por exemplo. Aliado ao movimento, esse espantalho fica muito mais real para os passarinhos.

Com um grito singular, a ave é a primeira a avisar quando um possível perigo está a vista. Mas como diz o ditado popular, cão que ladra não morde: quem ousa se aproximar de um quero-quero em época de reprodução pode levar um rasante, mas nada além disso. “Apesar de ele ter um esporão na asa, ele usa isso para assustar.

No Brasil, os pequenos e indefesos filhotes das aves denominadas canoras – aquelas que utilizam o canto para se comunicar, reproduzir e defender seu território -, como os Sabiás, os Sanhaços e os Bem-te-vis, levam, em média, duas semanas para eclodirem dos ovos e outras duas semanas para deixarem seus ninhos.

Quero-quero (Vanellus chilensis)

O anellus chilensis também é conhecido por seu esporão, um osso localizado no encontro das asas – chamado popularmente de “ferrão”. A ave mede cerca de 40 cm e faz ninhos no chão, com pouca frescura. Os “ataques” tão temidos são, em geral, movimentos de defesa dos pássaros perto de ninhos.

O quero-quero é uma ave territorial muito vigilante, e dá o alarme ao primeiro sinal de algum intruso em seus domínios, seja dia ou seja noite.

O quero-quero usa a sua pata para mexer a lama e capturar invertebrados aquáticos e pequenos peixes. Mas não recusa artrópodes, lesmas e caracóis terrestres.

Continuar lendo Como chocar ovo no copo?