Como citar o mês?

Perguntado por: ualves6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

2020. Atenção: Abreviatura dos meses em minúsculas e com ponto: jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov. e dez.

Abreviação de meses conforme as Normas ABNT
Março = mar. Abril = Abr. Maio = maio. Junho = jun.

Exemplos com a
Estamos a um mês do evento.

Mês de referência – é o mês anterior ao que contém a semana de referência. População residente. Pessoas de 14 anos ou mais de idade na data de referência. As pessoas na força de trabalho na semana de referência compreendem as pessoas ocupadas e as pessoas desocupadas nesse período.

Relativamente aos meses, devem ser usadas as primeiras três letras + ponto. Exemplo: para o mês de março, usa-se mar.

Feb. März Apr. Mai Juni Juli Aug.

De acordo com a NBR 5892, os meses do ano devem ser abreviados por meio das três primeiras letras, seguidas de ponto. A única exceção para essa regra é o mês de maio, que sempre deve ser escrito nas referências por extenso.

Agora prestenção: O VOLP diz que 'maio' você pode abreviar de duas formas: mai. ou m.º.

Existem três possibilidades para abreviar a grafia de datas: com traço: 28-12-1945. com barra: 12/11/2002.

Maio não possui abreviação. Sendo assim, deve-se utilizar a palavra maio mesmo em referências onde os meses do ano são abreviados. Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e seu nome foi inspirado na deusa romana da fertilidade Bona Dea.

Quando a data de um trabalho não está identificada, utiliza-se a sigla “s.d.” (sem aspas), que significa “sem data”, logo após a identificação do autor ou trabalho.

Ao escrever datas por extenso, cumpre recordar que os nomes dos meses de ano se escrevem em português com minúscula inicial: "O festival terá início na última semana de fevereiro e durará até a segunda semana de março."

Deve-se dizer «ao (ou no) primeiro dia do mês de Março», mais usual em documentos jurídicos, «no dia 1 do mês de Março», ou, ainda, «no dia 1 de Março».

Mesinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.