Como classificar um imóvel?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Estes podem ser divididos em quatro tipos:

  1. Imóveis urbanos;
  2. Imóveis rurais;
  3. Imóveis fronteiriços;
  4. Imóveis de propriedade da União.

Como é feita a avaliação de imóvel para inventário? A avaliação de imóvel para inventário geralmente é feita de acordo com a norma Nº 14.653, parte dois, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os critérios avaliados levam em consideração o imóvel, a região e o terreno, além das questões mercadológicas.

Para quem precisa verificar o valor venal do seu imóvel, basta acessar o site da prefeitura e preencher o cadastro com os dados solicitados, como número de registro do imóvel, data base. Em alguns casos podem ser solicitados CPF ou CNPJ e nome do proprietário. Ao concluir, é possível ver o valor base na tela.

Quem pode avaliar um imóvel? Para realizar uma avaliação de imóveis, é preciso ser um profissional das áreas de direito, engenharia, arquitetura ou corretor de imóveis.

Bens imóveis são aqueles que estão vinculados ao solo e não podem ser removidos do seu lugar sem destruição ou dano à sua estrutura. Também podem ser chamados de bens de raiz. Edifícios, construções, terrenos e árvores são alguns exemplos.

79 do Código Civil, “[s]ão bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente”; dito de outro modo, bens imóveis são aqueles que se não podem transportar, sem destruição, de um lugar para outro, compreendendo o solo com a sua superfície, os seus acessórios e adjacências não artificiais (as ...

A prova de propriedade do bem imóvel se faz através da apresentação da escritura devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis competente ou, ao menos, com o contrato de compra e venda.

O inventário de um imóvel custa 4% do valor venal. Para isso é preciso verificar esse valor no ano do óbito. Existem outras despesas como os honorários do advogado e o custo do fórum ou cartório.

De acordo com a OAB, seção de São Paulo, por exemplo, o honorário sugerido para realização de inventários seria de 6% sobre o valor total do patrimônioincluído na partilha, com um limite mínimo de 3.376,35 reais.

Laudo de imóveis para partilha de bens
Características que são levadas em consideração são: metragem, idade, acabamento, cômodos e vícios construtivos do imóvel; topografia e zoneamento do terreno; acesso, transportes e áreas comerciais da região e tendências mercadológicas.

O corretor de imóveis realiza a Avaliação Imobiliária para precisar o valor de mercado de um imóvel e emite um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM).

A principal distinção é que o valor venal é utilizado pelo poder público para calcular impostos. Já o valor de mercado evidencia a oferta e a demanda de imóveis em determinada localização. Contudo, o valor venal é um fator importante para definir o valor de mercado de uma propriedade.

Portanto, este valor não muda, certo? Para calcular o valor do IPTU do seu imóvel a conta é, em tese, bem simples. Tudo o que você precisa fazer é jogar as informações na seguinte fórmula: IPTU = (m² de área efetivamente construída X valor do m² da região) X alíquota do imóvel.

Assim, estando o preço abaixo do real valor, o comprador perceberá que está diante de um bem com grande potencial de valorização e que precisa acelerar a negociação de modo que não perca o imóvel para outro interessado. Mas, caso o vendedor esteja pedindo um valor a mais, é a hora de se negociar um desconto.