Como colocar pós-graduação em andamento no currículo Lattes?

Perguntado por: emello . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como colocar pós-graduação em andamento no currículo

  1. Ao lado do nome do curso, adicione a palavra “cursando”.
  2. No lugar de colocar o mês e o ano em que concluiu, você deve colocar a data em que irá concluir sua pós-graduação, como no exemplo abaixo:

O mais importante é garantir que o curso de mestrado ou doutorado em sistemas de informação sendo cursado no PPgSl esteja cadastro no Currículo Lattes seguindo exatamente o texto apresentado abaixo. Observações: A parte destacada em vermelho deve aparecer exatamente como está.

Portanto, pós-graduando e suas variações de gênero (pós-graduanda), número (pós-graduandos), bem como a palavra que lhes dá origem (pós-graduação), devem ser escritas seguindo as mesmas regras citadas acima.

Se você ainda está cursando o curso de pós-graduação, ele pode ser incluído no seu currículo. Afinal, também pode contar como diferencial, especialmente se já está em estágios mais avançados. Os recrutadores também serão capazes de identificar a sua proatividade em buscar novas habilidades.

Agora, se o curso incompleto estiver em andamento, você pode utilizar a seguinte forma:

  1. UCS - Tecnólogo em Marketing.
  2. Conclusão prevista para 2021.

Por definição, pós-graduação é um curso realizado depois do ensino superior e serve para aprimorar o conhecimento, atualizar-se no mercado, direcionar a área de atuação, entre outros objetivos. Isso significa que não é qualquer curso que pode ser considerado uma pós.

Qual é a diferença entre graduação e pós-graduação: ordem de realização. As diferenças entre esses dois tipos de programa de aperfeiçoamento se iniciam na ordem de realização: enquanto a graduação é a porta de entrada para o ensino superior, a pós-graduação consiste em um aprofundamento especializado dentro da área.

Em termos gerais, sim, você pode fazer uma pós em qualquer área do conhecimento. O principal pré-requisito para se matricular em uma especialização é ter um diploma de graduação, seja ele bacharelado, licenciatura e tecnólogo, sendo assim, você pode se aventurar em outras áreas do conhecimento.

Assim, é possível dizer que toda especialização é uma pós-graduação, mas nem toda pós-graduação é uma especialização. É válido relembrar que, nos dois casos, tanto para fazer uma especialização, quanto para realizar qualquer outro formato de pós, é necessário primeiro já ser formado na faculdade.

[Gramática] Graduando também é forma nominal do verbo graduar no gerúndio, no sentido de conferir a alguém um grau universitário, indica uma ação contínua no tempo: estou me graduando em Letras.

Seja o mestrado acadêmico ou o profissional, o estudante que completar esse novo ciclo de estudos após a sua graduação será chamado de mestre, sendo a qualificação específica dessa modalidade de ensino.

O prefixo pós- tem origem latina e exprime a ideia de ação posterior, em seguida. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é pós-graduado, com hífen.

Para quem encara as pós-graduações 'lato sensu' (especializações) o título é de especialista, de abreviatura Esp. Há também os 'MBA' ('Master in Business Administration'), que são especializações na área gerencial.

Significado de Pós-graduando
substantivo masculino Aquele que se encontra num curso de pós-graduação, curso feito após o término da graduação. Etimologia (origem da palavra pós-graduando). Pós + graduando.