Como colocar tolerância no ponto secullum 4?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Essa opção se encontra dentro do menu: Cadastros - Horários - Opções Avançadas - Tolerâncias. Dentro dessa tela, temos: Usar tolerância para refeições ___ minutos.

Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Nesta tela, configuramos como serão pagas as horas extras, que os funcionários fizerem no mês. Selecione uma das opções acima somente após tabular todos os tipos de horas extras.

As justificativas servem para explicar o motivo de uma falta ou de um afastamento, e elas podem ser preenchidas nos campos afastamentos ou até mesmo na tela Cartão Ponto. Acesse o menu “Movimentação/Cartão Ponto/Acesso Completo”, e abra a tela de “Cartão Ponto”.

Pode ser através de um documento, por escrito e assinado, comprovando que você trabalhou na data, mas não marcou o ponto. Esse documento justifica a falta da marcação e evita penalidades, já que algumas companhias incluem o dever de bater ponto no próprio contrato de trabalho.

Acesse o menu: Horários - Selecione o horário - Extras - Banco de Horas; Clique em Habilitar banco de horas e dê OK.

Para a utilização da funcionalidade, devemos entrar no menu: Manutenções - Alterações em Massa - Restaurar batidas originais.

Para apagar um afastamento basta você ir até o menu Manutenção e em seguida Alterações em massa. Você irá marcar a opção Apagar Afastamentos e clicar em próximo.

Acesse o menu Cadastros/Feriados. Clique em Incluir para cadastrar um feriado. Selecione este feriado e clique no botão Cidades. Marque a opção Feriado específico para e selecione a cidade desejada.

6 Formas de como provar horas extras em 2023

  1. 1ª Forma: cartões de ponto e escalas de trabalho.
  2. 2ª Forma: Mensagens de WhatsApp.
  3. 3ª Forma: gravações de voz.
  4. 4ª Forma: testemunhas.
  5. 5ª Forma: Registro da catraca de prédios comerciais.
  6. 6ª Forma: geolocalização.
  7. Dica extra: cuidado para não perder as suas provas!
  8. Conclusão.

Além da prova testemunhal, o trabalhador também pode demonstrar as horas extras de forma documental. São exemplos mensagens trocadas entre o empregado e outros trabalhadores, como e-mails ou mensagem de texto em aplicativos, que comprovem as horas extraordinárias.

Horas extras
A hora extra é aquele período em que o colaborador trabalha além da sua jornada de trabalho e deve constar na folha de ponto. O direito à hora extra está previsto no artigo 59 da CLT, que em um dos seus incisos cita o valor da hora extra, que deve ser 50% superior ao valor da hora do trabalho normal.

Acesse a aba Ponto > Movimento. Na tela que será aberta você fará os filtros de acordo com a sua necessidade. Caso deseje visualizar as ocorrências dos funcionários de toda a empresa, basta selecionar apenas a empresa sem selecionar os funcionários.

A troca de horários do Ponto Secullum 4 é bastante simples. Acesse Cadastro > Funcionários, conforme a imagem abaixo: Após isso, alterar o Horário para aquele que o funcionário deverá cumprir. Em seguida basta concluir o cadastro do funcionário.

Para gerar este tipo de relatório no Ponto Secullum 4, realize o procedimento abaixo: Abra o sistema, em Relatórios - Geração de arquivos fiscais; Na próxima janela configure os campos de acordo com o desejado e selecione o tipo de arquivo a ser emitido ("AFDT" ou "ACJEF").

No espelho do controle de ponto irá constar o tratamento de um dado, que será comprovado com a ocorrência. Ato simultâneo, o empregado que esquecer de bater o ponto deverá ser penalizado: advertência – suspensão – justa causa. Com respeito a proporcionalidade e progressão da pena.

Início da jornada de trabalho antes do horário
Você sabia que há também, prevista em lei, a tolerância para horas extras, assim como existe para atrasos? Se o colaborador chega 15 minutos com antecedência, a tolerância para o pagamento de horas extras também será de 10 minutos, sendo este o limite máximo.

Coloque o ponto em um local estratégico da empresa
Para que o funcionário não se esqueça de registrar o ponto, coloque o relógio em um local estratégico, por onde todos passem. Se possível, refeitórios ou vestiários, se couber.