Como conjugar o verbo partir no tempo futuro?

Perguntado por: isantana2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

partir

  1. Presente. eu. parto. tu. partes. ele/ ela/ você parte. nós. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. parti. tu. partiste. ele/ ela/ você partiu. nós. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. partia. tu. partias. ele/ ela/ você partia. nós. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. partira. tu. partiras. ele/ ela/ você partira. ...
  5. Futuro. eu. partirei. tu. partirás. ele/ ela/ você partirá

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

Os tempos verbais indicam o momento da ação do verbo em relação ao momento em que se enuncia essa ação. Há três tempos verbais: presente (durante o ato da fala), pretérito (passado, antes do ato da fala) e futuro (após o ato da fala).

viver

  1. Presente. eu. vivo. tu. vives. ele/ ela/ você vive. nós. vivemos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. vivi. tu. viveste. ele/ ela/ você viveu. nós. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. vivia. tu. vivias. ele/ ela/ você vivia. nós. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. vivera. tu. viveras. ele/ ela/ você vivera. nós. ...
  5. Futuro. eu. viverei. tu. viverás. ele/ ela/ você viverá nós.

Futuro do presente simples: faz referência a algo que deve ocorrer em um futuro próximo ao momento da fala. Exemplo: Luana viajará amanhã. 3.4. Futuro do presente composto: expressa um fato que deve ocorrer após o momento da fala, mas concluído antes de outro fato futuro.

O futuro subdivide-se em: Futuro do presente: indica um fato posterior ao momento em que se fala. Ex.: Não tenho a intenção de esconder nada, assim que seus pais chegarem contarei o fato ocorrido. Futuro do pretérito: indica um processo futuro tomado em relação a um fato passado.

O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Pretérito. O pretérito indica passado e, no modo indicativo, ele é usado para situações acabadas, para situações inacabadas ou para situações anteriores a outras já passadas. Assim, existem três tipos de pretérito: pretérito perfeito, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito.

O futuro imperfecto é usado para fazer predições ou suposições sobre o futuro; dar ordens, postergar e antecipar-se a objeções com relação ao interlocutor; e expressar concessão junto à conjunção adversativa pero. O futuro de probabilidad expressa suposições do falante em relação ao tempo presente.

pretérito mais que perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram. futuro do presente: irei, irás, irá, iremos, ireis, irão. futuro do pretérito: iria, irias, iria, iríamos, iríeis, iriam.

Resposta: Os verbos ocorrem predominantemente no presente. informação no momento da leitura, além de tornar o conteúdo informado mais preciso e objetivo.

amar (verbo) -

A palavra vamos é uma flexão verbal do verbo ir.