Como conseguir uma consulta com o proctologista pelo SUS?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Como marcar consulta pelo aplicativo do SUS [Conecte SUS]

  1. Baixe o Conecte SUS. Baixe o app para Android ou iOS e instale;
  2. Entre com seus dados. ...
  3. Autorize o acesso aos seus dados. ...
  4. Aceite os termos de uso. ...
  5. Acesse o campo “Agendamento” e defina a data e o local do atendimento.

O que levar no atendimento?

  1. Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, de trabalho, etc.)
  2. Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  3. Cartão Nacional do SUS (CNS)

O Projeto de Lei 4431/20 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a garantir a realização, em até 15 dias, de consultas agendadas pelo usuário com profissionais de saúde. O prazo máximo de espera cai para 3 dias se o agendamento for para idoso, doente crônico, gestante ou pessoa com necessidade especial.

Basta usar o número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. O primeiro passo é entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablete e digitar “app Conecte SUS”, e fazer o download de forma gratuita.

Como funciona no SUS?... Não são cobertos indicações puramente estéticas. O paciente deve agendar uma consulta com oftalmologista no posto de saúde ou UBS mais próxima da sua residência.

Tem no SUS? Sim, o exame está disponível no sistema público de saúde. É necessário apresentar encaminhamento médico.

Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para outras especialidades clínicas e fornecimento de medicação básica.

E para quem se destina o SUS? Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar o SUS, independentemente de qualquer contribuição. Ninguém precisa pagar para usufrui do SUS. O acesso não pode sofrer qualquer tipo de discriminação seja de raça, credo e condição financeira.

Os principais relatos de demora no atendimento pelo SUS envolvem marcar consultas com especialistas, cirurgias e início de tratamento. Se constatada a urgência da realização da consulta ou início do tratamento, é possível recorrer ao judiciário para que o SUS seja obrigado a providenciar o atendimento.

Em primeiro lugar está a escassez de recursos suficientes ou não previstos no orçamento, que está relacionado também à compra de medicamentos. A ausência dos especialistas seria um dos motivos para a demora, em média, de até três meses para a consulta com um ortopedista, por exemplo, como registrado no levantamento.

Agora, mesmo com um pedido feito na rede privada, o paciente pode fazer o exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para que isso ocorra, o decreto, publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial, estabelece que o usuário deve ser assistido por ações e serviços de saúde do SUS.

Para fazer cirurgia pelo SUS, o paciente não precisa se preocupar com nada disso. O sistema é financiado com dinheiro de impostos e todos podem utilizá-lo. Mas é necessário fazer um cadastro e entrar em uma fila de espera que, dependendo do procedimento, pode demorar anos.

No SUS, o atendimento ao paciente é multiprofissional, ou seja, o cuidado pode ser fornecido por diferentes profissionais da área da saúde, como médicos generalistas ou especialistas, psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas e dentistas.

O que fazer quando não for atendido? Caso você ou o seu familiar tenham indicação médica e não vejam respeitados os seus direitos, procure o Ministério Público ou o Conselho Regional de seu estado.

O Meu digiSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compatível com celulares Android e iPhone (iOS), o app permite visualizar o seu histórico de saúde, encontrar postos, hospitais e farmácias, marcar consultas, acompanhar agendamentos e mais.

Além do PET-CT, o SUS oferece outros tipos de exames para diagnóstico e avaliação do câncer. São eles: radiografia, mamografia, cintilografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) e endoscopia.

Acessando ao site www.cnes.datasus.gov.br/pages/profissionais/consulta. Nele você preenche o nome do profissional que deseja consultar e vê pelo nome do médico se ele é ou não cadastrado no sus.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Em média esse exame custa na rede particular em clínicas particulares de 500 a 700 reais levando em consideração a idade do paciente.