Como consertar a plagiocefalia?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O tratamento consiste em utilizar um capacete ortopédico feito à medida para tirar partido do crescimento da cabeça e assim corrigir a deformidade. O tratamento requer uma série de visitas regulares ao especialista, que fará modificações no capacete, em função do crescimento do crânio.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

Apesar de a plagiocefalia posicional, em geral, não causar danos permanentes no cérebro, essa deformidade pode afetar o rosto dos bebês, ocasionando, por exemplo, assimetrias nas orelhas e nos olhos. O diagnóstico precoce e o tratamento clínico são importantes para evitar que a situação chegue a esse ponto.

Reduzir a pressão no crânio é o tratamento mais comum para a síndrome da cabeça plana. Consiste em colocar um cobertor ou toalha no chão e colocar o bebé de brutos enquanto está acordado durante alguns minutos, idealmente durante pelo menos 30 minutos no total todos os dias, sempre sob vigilância.

A testa do lado achatado pode ser mais inchada, o olho do mesmo lado pode estar mais aberto, e a orelha pode ser mais para a frente quando comparada com o outro lado. Nos casos mais graves, a assimetria dos eixos da cabeça é superior a 20 milímetros. Uma orelha está mais perto do ombro do que a outra.

O exame realizado geralmente é a tomografia computadorizada com reconstrução em três dimensões. Nele é possível identificar a fusão precoce das suturas, o formato e proporções do crânio e outras alterações que podem estar associadas.

A maior característica da Plagiocefalia Posicional é o “achatamento” de um dos lados da cabeça, mais comumente do lado direito, o que pode gerar futuras complicações na estética do crânio, fazendo com que olhos e/ou orelhas fiquem desalinhadas e prejudicando o fechamento da mandíbula.

A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.

Nos casos em que o médico recomenda a terapia com capacete de órtese craniana, o alto custo do tratamento ser um problema. Isso porque os valores para esse procedimento ficam em torno de R$12 mil a R$14 mil.

Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.

Em geral o pediatra é o primeiro médico a avaliar o bebê com assimetria craniana, e costuma referenciar ao neurocirurgião especialista se: 1- Suspeitar de algum diagnóstico diferencial da assimetria – Exemplo: cranioestenose.

Procurar o pediatra para identificar e orientar ou se necessário um neurologista infantil.

Estima-se o grau de assimetria através de várias medidas do diâmetro da cabeça. Se a assimetria for considerada grave, o capacete pode estar indicado – explica Márcio Moacyr de Vasconcelos, presidente do Departamento Científico de Neurologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A plagiocefalia posicional é a má formação que ocorre durante o crescimento do crânio de um bebê. Isso se deve, sobretudo, ao fato do apoio excessivo de uma parte específica da cabeça, ainda na fase de desenvolvimento craniano. Inclusive, a assimetria pode ocorrer antes mesmo de a criança nascer.

– fisioterapia para assimetrias cranianas; -usamos técnicas educacionais nos casos de reposicionamento (como os pais irão carregar, brincar, colocar o bebezinho para dormir, etc);

Primeiro, é importante entender o que é o formato normal da cabeça do bebê. Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos.

O tratamento da Assimetria Craniana posicional é através do reposicionamento, fisioterapia e Órtese Craniana. A indicação do tratamento depende de vários fatores como, por exemplo, a idade, severidade e evolução do caso.

Como prevenir a plagiocefalia no berço?

  1. Colocar o bebé numa extremidade diferente do berço cada vez que o deitar. ...
  2. Colocar um brinquedo colorido ou um espelho preso às grades do berço de modo a incentivar a criança a olhar para a direção desejada.
  3. Limitar a quantidade de tempo que a criança passa em assentos infantis.

Os bebês comumente apresentam uma inclinação lateral para o lado acometido do músculo esternocleidomastoideo (ECM) e uma rotação para o lado contrário e pode-se observar também a inclinação e a rotação para o mesmo lado acometido do músculo do pescoço, o que raramente ocorre.

Diferenças entre plagiocefalia e braquicefalia
No caso da plagiofalia, o nível de assimetria do crânio deve ser determinado,na braquicefalia a cabeça é medida de orelha a orelha e da frente à nuca, porque a deformação é mais ou menos simétrica.

O processo cirúrgico da cranioestenose sindrômica pode levar de 2 a 6 horas, dependendo do caso, e utiliza a técnica clássica de osteotomia, que é a realização de cortes nos ossos da região que permitem remodelar o crânio da criança.