Como controlar o trips?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Controle químico: essencial para melhor manejo do tripes

  1. Utilizar apenas inseticidas registrados para a cultura da cebola;
  2. Dar preferência a produtos seletivos, em favor dos inimigos naturais.
  3. Evitar pulverizações preventivas sem a inspeção do cultivo;
  4. Evitar a aplicação de mistura de inseticidas sem a devida orientação.

As tripes causam manchas esbranquiçadas no feixe, com áreas de coloração prateada, que evoluem para manchas bronzeadas, marrons e posteriormente necrosadas. Danos e infestações de níveis populacionais diferentes podem ser observados para cultivares distintas.

Tripes é um tipo de inseto de tamanho pequeno e corpo alongado. Esta praga é capaz de afetar uma grande variedade de plantas e são difíceis de localizar e diagnosticar devido ao tamanho reduzido.

- DICARZOL 500 SP é um inseticida e acaricida do grupo químico metilcarbamato de fenila, com ação de contato e ingestão, indicado para o controle de pragas nas culturas de abacate, abóbora, abobrinha, alface, alho, batata, berinjela, cacau, cebola, citros, crisântemo, feijão, mamão, manga, maracujá, melancia, morango, ...

imidacloprid

O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados. A depender da intensidade da infestação e da época do ano, o controle do tripes para níveis aceitáveis de convivência com a praga, pode requerer a adoção de medidas de controle a inter- valos menores que uma semana.

Ele é bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos. É um óleo que apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória.

O acefato é um inseticida e acaricida organofosforado usado no controle de insetos em plantações, como algodão e tabaco, em frutas, em hortaliças e em plantas ornamentais.

O desenvolvimento da população da praga evolui conforme o crescimento das plantas, atingindo seu pico no florescimento. Controle: Pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.

Como controlar? Em geral a forma mais eficiente de controle tripes se dá por meio do controle químico: especialmente produtos que atuam de forma translaminar.

Thysanoptera

Os tripes (Thysanoptera: Thripidae) são os transmissores de tospovírus entre plantas em condições naturais.

Visualmente, tripes quando adultos medem cerca de 1 a 1,5 mm de comprimento e apresentam nesta fase de vida uma cor escura. Com aparelho bucal raspador seu principal dano ocorre na epiderme da folha, para se alimentar de exsudatos.

Época de aplicação: Aplique no início da infestação e reaplique se necessário , com intervalo mínimo de 14 dias. Intervalo de segurança: 21 dias. Ácaro-da-falsa-ferrugem (Phyllocoptruta oleivora) 8,73 a 14,55 g i.a./100 L de água 15 a 25 g/100 L de água Aplique 2.000 a 4.000 L de calda/ha.

Recomenda-se utilizar de 100 a 300 litros de volume da calda/ha, dependendo do estádio de crescimento das plantas. Adicionar espalhante adesivo na dose de 0,2% v/v. Para a cultura da soja utilizar em torno de 200 litros de calda/ha.

Continuar lendo O que é Trips no milho?