Como criar coragem para seguir em frente?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Importante desenvolver a aceitação da impermanência das coisas, dos acontecimentos, das posses e pessoas. Para amadurecer nosso potencial de coragem, é necessário reconhecer o medo e não querer ser dominado por ele. Escolher não seguir os caminhos do medo e enfrentá-lo com a luz da força interior e fé.

A coragem não é a total ausência de medo, mas é não ceder ao medo, é manter-se em movimento mesmo na insegurança. É se libertar das amarras que lhe prendem no lugar. É conseguir agir apesar do medo. Tentar fugir do medo, ou disfarçá-lo, só o torna mais forte.

Visualize mentalmente como quer que aconteça, enfrente seus sentimentos, seus medos e crie coragem, vá em frente! Ter responsabilidade pela própria vida pode assustar, mas quando estamos na direção daquilo em que acreditamos, quando ouvimos nossa voz interior, nos sentimos mais confiantes e seguros.

Segundo estudo[2] publicado em 2020, repetições rápidas e lentas são importantes em um treino de força. Os movimentos lentos são mais eficientes para ajudar a construir músculos, pois permitem com que fiquem sob tensão por mais tempo. Por outro lado, os movimentos rápidos ajudam na força e potência muscular.

TIRAR força de onde não tem, não é fácil. Procurar um ombro amigo e não encontrar, uma palavra de incentivo e não ouvir, dói . Então, se hoje você encontra-se fraco, escute a voz do senhor te dizendo: - "O meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza." Então, tudo bem estar fraco, tudo bem estar abatido.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

É possível lutar contra os medos e transformá-los em desafios?

  1. Reconheça os seus temores. Para transformar os medos em desafios, o primeiro passo é fazer um exercício de autoconsciência. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Aprenda a criar os seus próprios objetivos. ...
  4. Aprenda a premiar-se. ...
  5. Saiba como agir frente ao fracasso.

Como criar coragem para falar com ele

  1. Aproximação. Se vocês já são amigos ou conhecidos, é muito mais fácil encontrar brechas para falar sobre seus sentimentos. ...
  2. Zere suas expectativas. ...
  3. Vença seus medos. ...
  4. Ame-se incondicionalmente. ...
  5. Cuide da sua história de vida.

A coragem envolve flexibilidade, persistência e resiliência.
Para fortalecer ainda mais sua resolução de encarar seus medos de frente, pratique autoafirmações. Elas ajudam e manter o foco e a condicionar seu cérebro na persistente busca de seus ideais.

A coragem pode ser definida, em primeiro lugar, como firmeza diante das dificuldades, envolvendo capacidade para ultrapassar as situações de perigo e enfrentar o medo.

Às vezes, esse desânimo pode ser apenas um sintoma de algo que pode ser mais grave como alguma doença que cause fraqueza no corpo e cansaço, ou mesmo distúrbios mentais que podem manter a pessoa em uma situação prejudicial de desânimo e falta de forças para tentar resolver seus problemas.

Sentindo triste, desanimado e desmotivado… pode ser uma situação temporária. Porém quando quando a tristeza é crônica, de longa data e com muita intensidade, vale a pena prestar atenção. Para identificar se é simples tristeza ou um quadro de depressão, faça o Teste para Sintomas de Depressão.

Busque a causa do desânimo
Talvez a causa da falta de ânimo seja um relacionamento ruim ou um emprego insatisfatório. É provável que você já se sinta melhor após se afastar desses fatores.

Estresse e força de vontade são incompatíveis e sempre que estivermos desequilibrados emocionalmente, encontrar determinação será uma tarefa mais árdua. O estresse costuma nos encorajar a apenas prestar atenção em metas de curto prazo; o autocontrole, por outro lado, mantém o foco mais amplo.

A chave para transformar uma desvantagem em vantagem é reconhecer as oportunidades que estão diante de você, mesmo que os outros enxerguem apenas desafios. Você precisa ter a coragem de confiar nos seus instintos, e estar pronto para fazer perguntas que as outras pessoas não estão.

Uma primeira resposta a como tirar força de minha fraqueza é na verdade um convite a olharmos com serenidade para nós mesmos e perceber que algumas coisas, que parecem ruins, por vezes o são, e por vezes nem tanto. Agora, consideremos um nível mais profundo.

“O medo ativa um estado na nossa mente que é um estado de alerta em que nós passamos a prestar mais atenção nas coisas que estão à nossa volta, nos permitindo ter respostas rápidas. Ele também, dependendo da intensidade, vai ativar reações no nosso corpo.

Em Salmo 34:4, está escrito: “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores”. Não podemos nos deixar dominar pelo medo. Então, hoje te convido a orar lançando fora todo medo que tem te paralisado, lembre que Deus é maior do que tudo isso que tanto lhe aflige e Ele cuidará de você.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico.

Faça terapia
Se você tentou e não conseguiu superar seus medos, saiba que a terapia é uma forma útil de fazer isso. A razão para você ter medo pode estar enraizada em acontecimentos negativos do passado. Por exemplo, alguém com medo de se expor pode ter tido uma vivência negativa envolvendo exposição na infância.

Para ter coragem, precisa ter medo, pois sem medo não há porque se ter coragem”.