Como criar títulos criativos?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

1. Procure ser sugestivo em seu título, você deve deixar uma lacuna em branco que só será preenchida com a leitura do texto. 2. Use verbos curtos que incitem uma ação, fazer perguntas abertas, colocando-se no lugar do leitor, usar o “como” ou “por que”.

Primeira regra para fazer um bom título: ele deve ser curto! Procure usar no mínimo três palavras, e evite que o tamanho da frase seja maior do que metade da linha. O título não precisa ser, necessariamente, uma oração completa com sujeito e predicado, como “O desmatamento é o pior crime contra a natureza”.

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Mas afinal: o que é um título criativo? É aquele que resume a essência do texto com poucas, mas poderosas palavras. A responsabilidade que pesa nas costas do seu título é enorme, logo, não dá para pecar justo nessa etapa.

Por exemplo, fazer uso de uma pergunta no título é uma forma bem estratégica e positiva para escrever textos chamativos. Se você quer escrever um texto com o fim de levar o leitor a comprar um óculos 3D, o seu título pode ser algo como: “Já pensou como seria ver o mundo inteiro em uma tela semelhante a de cinema?”

Como podemos perceber, o tema é algo mais abrangente e consiste no assunto que deve ser explorado ao longo do texto. Já o título é algo mais sintético, é como se fosse afunilando o assunto que será posteriormente discutido.

4 dicas para escolher um bom título para uma obra literária:

  1. Não fuja do tema. É claro que é possível ser criativo na escolha do título, mas ele também precisa ser facilmente relacionado à obra. ...
  2. Escolha palavras de impacto. ...
  3. Crie diversas opções. ...
  4. Não escolha frases difíceis de memorizar.

Um bom título deve ser curto, por isso, nada de frases longas! Períodos longos contrariam a ideia da objetividade, por isso, o título ideal deve conter, no máximo, três palavras e não deve ultrapassar uma linha. Claro que essa é uma recomendação, existem exceções, mas na maioria das vezes, a dica funciona bem.

Em títulos de publicações (livros, revistas, jornais, séries etc.), utilizam-se maiúsculas e minúsculas nos títulos principais, e minúsculas nos subtítulos.

Títulos são papéis que diferentes entidades podem emitir para arrecadar recursos. Ou seja, um título é um papel de dívida da entidade emissora, que se compromete a devolver o dinheiro para o investidor com juros. É isso mesmo! Comprando um título, você estará emprestando dinheiro a juros para a entidade que o emitiu.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

Percebendo ou não, todos podem ser criativos. Mas muitas pessoas acreditam que a criatividade é algo binário: ou você tem ou não tem. Na realidade, todos nós temos essa qualidade, é apenas uma questão de como a interpretamos. Essa habilidade está relacionada, de muitas formas, à sua maneira de ver as coisas.

Esses títulos, emitidos por empresas, governos e entidades multilaterais, têm o propósito de destinar recursos a projetos ou ativos que proporcionem benefícios ambientais (títulos verdes), sociais ou ambos (títulos sustentáveis).