Como criar um perfil fake no Facebook?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Use fotos comuns e de verdade. Todo mundo vai perceber que o seu perfil é falso se você baixar imagens do Google para colocar nos álbuns. Escolha arquivos próprios, mas que não deixem clara a sua identidade real. Por exemplo: use uma foto de um parque genérico, e não de uma avenida famosa da sua cidade.

Rede social não permite que usuário mantenha duas contas pessoais ativas. Os padrões de comunidade do Facebook não permitem que o mesmo usuário tenha mais de uma conta pessoal na plataforma.

Conceitualmente, um perfil falso é aquele em que uma pessoa constrói uma página utilizando informações de outra, com o objetivo de se passar por ela.

E o site Instasham faz com que você tenha sempre ótimas fotos dos mais variados tipos – mesmo que não esteja nos lugares de fato. É isso mesmo: ele oferece ao internauta diversas “fotos fake” para que ele publique em seu perfil na rede social.

Fake ("falso" em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário, para proteger-se de spams, ou simplesmente passar o tempo.

Quem opta por criar perfis fakes nas redes sociais para buscar o anonimato tecnológico pode ultrapassar o limite e cometer crimes contra a honra tais como calúnia, difamação e injúria.

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

  1. Acesse o menu de ferramentas do Facebook. Clique no ícone de menu, no canto superior direito;
  2. Vá em “Página” Toque em “Página” na guia “Criar”, no canto direito da tela;
  3. Crie a página.

Ter mais de uma conta pessoal viola os Padrões da Comunidade do Facebook. Se você deseja representar o seu negócio, organização, marca ou produto no Facebook, poderá usar a sua conta pessoal para criar e gerenciar uma Página. Lembre-se de que um perfil pessoal é para uso não comercial e representa um indivíduo.

Uma delas é o Tor – uma ferramenta que permite acessar qualquer site de forma anônima. A extensão, também disponível no Facebook desde 2014, atingiu a marca de um milhão de usuários nos últimos 30 dias.

Art. 307. Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem: Pena: detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Se uma conta tem poucas publicações, ou publicações muito parecidas sobre um determinado assunto, é possível que seja um perfil falso. Confira também se as pessoas que estão interagindo com as publicações parecem ser amigos ou conhecidos próximos.

Para usar o recurso na hora de identificar fotos fake, basta ir até a plataforma, tocar no ícone da câmera e selecionar uma imagem para realizar a pesquisa - nesse caso, a foto de quem você desconfia. Feito isso, caso a mesma foto seja mostrada como resultado similar, pode ser um indício de que o perfil é fake.

O ideal é pegar uma imagem que tenha bastante espaço vazio para colocar a sua foto. Procure uma foto desconhecida da celebridade para não ficar muito fácil para as outras pessoas descobrirem que se trata de uma montagem. Prefira uma imagem com incidência de luz natural para que o resultado final fique mais convincente.