Como cuidar da árvore da fortuna?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

É recomendado regar o arbusto de duas a três vezes por semana. Em cada rega use em média 200 ml de água. Jamais regue a planta todos os dias, pois ela não gosta de ficar encharcada. Excesso de água deixa a folhagem amarelada e pode até causar a queda das folhas.

Pode depois do inverno
Isso mesmo, assim como na adubação o ideal é podar a árvore após os meses mais frios. Nesse processo, é preciso tirar o excesso de folhas que podem fazer com que o arbusto se rompa, mas a cada 1 ou 2 meses, também faça a remoção de folhas e galhos secos.

A luminosidade é fundamental para ela florescer novamente. Por isso, quando restar apenas folhagem é importante deixá-la em espaços externos com luz solar direta amena. “Após o florescimento, suas hastes de flores devem ser podadas para que a planta se desenvolva e floresça novamente.

A Árvore da Fortuna é uma planta que por superstição tem de ser plantada em conjunto com a árvore da felicidade: sua espécie do gênero fêmea e sua espécie de gênero macho juntas. Dizem que essas duas árvores quando plantadas juntas, trazem felicidade e fortuna. Por isso leva esse nome de Árvore Da Fortuna e Felicidade.

Quando a árvore da felicidade murcha ou fica com um aspecto amarelado, é sinal de que alguma coisa está errada com o seu cultivo. Primeiro, verifique se a planta está recebendo luz solar suficiente. Caso o problema não seja falta de luminosidade, então o motivo pode estar relacionado às regas.

Árvore-da-felicidade
“Para que ancore a energia do casal, é preciso que as duas sejam plantadas no mesmo vaso, nunca separadas”, afirma Cris Bevilaqua, designer de interiores e terapeuta de ambientes. Em espaços internos, deve ficar próxima a janelas.

O talo, quando ela nasce, é bem fino e demora cerca de 20 anos para chegar a 2 metros de altura. Existem a fêmea, com a folha mais delicada, e o macho, mais robusto. A árvore da felicidade deve ficar longe do sol. Quando crescer, deve ser transplantada para um vaso maior ou para um jardim de inverno.

A árvore da felicidade não é uma planta que gosta de umidade em excesso. Talvez o fato dela ter sido imersa em um pote com água pode ter causado a queda das folhas. Agora que ela está replantada, dê uma atenção especial às regas.

Sua árvore-da-felicidade anda infeliz porque está sentindo falta de sol e de circulação de ar. Essa espécie é muito resistente, mas, como qualquer planta, precisa de nutrientes regularmente.

Uma das melhores dicas para quem ganhar ou comprar uma Árvore da Felicidade é deixá-la no ambiente para o qual deseja atrair a energia que o cristal dela emana. Pode ser usada também em práticas de meditação, sendo deixada em um local próprio para essa finalidade, como um altar.

6 formas de reanimar uma planta que está morrendo

  1. Trocar de vaso. Mover a sua plantinha tristonha para um novo vaso pode fazer uma grande diferença. ...
  2. Alimente-as melhor. As plantas também precisam de alimentos saudáveis. ...
  3. Com sol, mas nem tanto. ...
  4. Não exagere na água. ...
  5. Crie o efeito de uma estufa. ...
  6. Elimine as pragas.

Felicidade: Árvore-da-felicidade - atinge 1,5 a 3m de altura, deve ser posicionada próxima a uma janela. De acordo com o Feng Shui, a planta macho (Polyscias guilfoylei) e a fêmea (Polyscias fruticosa), plantadas juntas, simbolizam o casal, setor de relacionamentos da casa.

Com flores pequenas agrupadas em buquês, a mini Kalanchoe produz uma floração abundante que dura por até três meses.

Para a adubação ideal, é aconselhável misturar areia com terra comum e terra vegetal. Faça a adubação da planta pelo menos uma vez ao mês e garanta que seu solo sempre tenha matéria orgânica e um pouco de adubo NPK 4-14-8.

É uma espécie que floresce o ano inteiro, mas o momento principal de floração é durante o inverno e no início da primavera.

Saião, também conhecida como folha-da-fortuna, folha-da-costa ou coerama, é uma espécie de origem africana, nativa de Madagascar. A suculenta é uma PANC, ou seja, uma planta comestível não convencional, e é muito conhecida pelos seus usos medicinais.

A seguir, separamos as principais espécies para trazer sorte no seu 2023:

  1. Lírio-da-paz. Pixabay/CASACOR. ...
  2. Dinheiro-em-penca. Getty Images/CASACOR. ...
  3. Espada-de-são-jorge. Divulgação/CASACOR. ...
  4. Trevo da sorte. Unsplash/CASACOR. ...
  5. Bambu-da-sorte. Unsplash/CASACOR. ...
  6. Alecrim. Pixabay/CASACOR. ...
  7. Flor-da-fortuna. Getty Images/CASACOR.

Usos etno-medicinais: na região do Caribe, onde é conhecida por folha-da-vida, é usada para tratar edemas, abcessos, picadas de insetos e contusões, problemas pulmonares, dor de cabeça, resfriado, tosse, hipertensão, falta de ar, asma e problemas menstruais.

Folhas caídas, planta murcha e desbotada
Pouca luz. Sua planta está com a fotossíntese prejudicada pela falta de energia. Levá-la para próximo de uma janela e assegurar a luz direta, difusa ou meia sombra, de acordo com a espécie.